Questão resolvida sobre ciclo do nitrogênio, da UEG

(UEG/2019) O plantio intensivo numa determinada área pode comprometer a produtividade do solo. Com a retirada das plantas, também são removidos nutrientes, que podem ser repostos por fertilizantes químicos. O plantio de plantas leguminosas (por exemplo, soja e feijão) também enriquece o solo com compostos nitrogenados devido à presença de bactérias fixadoras presentes nos nódulos de suas raízes. A ação dessas bactérias identifica a realização do ciclo do nitrogênio que converte
A) fósforo gasoso em nitrito, que, no solo, é transformado em íons nitratos, posteriormente convertidos novamente em nitritos, que se transformam em nitratos.
B) nitrogênio gasoso em nitritos, que, no solo, são transformados em íons nitratos, posteriormente convertidos em amônio, que se transforma em oxigênio gasoso.
C) fósforo gasoso em amônio, que, no solo, é transformado em íons nitratos, posteriormente convertidos em nitritos, que se transformam em nitratos.
D) nitrogênio gasoso em amônio, que, no solo, é transformado em íon amônio, posteriormente convertido em nitritos, que se transformam em nitratos.
E) nitrogênio e fósforo gasoso em amônia fosfatada, que, no solo, é transformada em íons de fósforo, posteriormente convertidos em nitratos, que se transformam em nitritos.

RESOLUÇÃO:
As bactérias são responsáveis pela fixação do nitrogênio, convertendo o N2 em íons amônio (NH4+). Estes íons sofrem nitrosação, sendo transformados em nitrito (NO2); na sequência, o nitrito é oxidado a nitrato (NO3), que é absorvido pelas plantas.
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre ciclo do nitrogênio, da Unipê 2016-2

Sair da versão mobile