Questão resolvida sobre adaptação a grandes altitudes

(UEMA/2015) O ar que respiramos torna-se cada vez mais rarefeito à medida que aumentamos de altitude. Pessoas que se deslocam para cidades com altitude mais elevada podem apresentar distúrbios como dores de cabeça, tontura e sangramento nasal em virtude da baixa oferta de O2.
Para a realização de uma partida de futebol entre a seleção do Brasil e a seleção da Bolívia na cidade de La Paz, situada a 3.660m acima do nível do mar, os jogadores brasileiros necessitaram de um período de adaptação na cidade boliviana com o objetivo de obter um melhor rendimento em campo. Essa adaptação gerou no organismo dos jogadores o aumento da produção de
A) linfócitos.
B) leucócitos.
C) plaquetas.
D) hemácias.
E) monócitos.

RESOLUÇÃO:
Em locais de altitude mais elevada o ar é mais rarefeito e a pressão parcial do gás O2 é menor; consequentemente, o aporte de O2 aos tecidos é menor, quando comparado com locais de pequenas altitudes.
Quando a pessoa passa uns dias em locais de altitude elevada, ocorre uma maior produção de hemácias pela medula óssea, o que garante um melhor desempenho dos atletas após esse período de adaptação.
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre tecido epitelial glandular, do Pism.

Sair da versão mobile