Questão comentada: percepção de estímulos do ambiente.

Questão sobre química envolvendo percepção de estímulos do ambiente.

(FASB/2017 – Medicina) A percepção de estímulos do ambiente, como cor, odor e
sabor dos materiais, depende dos órgãos dos sentidos. As células quimiorreceptoras do olfato e do paladar, por exemplo, precisam entrar em contato direto com as substâncias químicas que servem de estímulo porque a percepção depende, dentre outros fatores, da forma e do tamanho adequados das moléculas dessas substâncias para que aconteça o encaixe nos sítios receptores. A visualização da cor, da forma e do movimento de objetos depende da incidência da luz.
Considerando-se essas informações, os modelos atômicos e as estruturas moleculares das substâncias químicas, é correto afirmar:
A) O odor irritante do formol, H2CO(g), é percebido pelo olfato, devido à forma geométrica piramidal das suas moléculas.
B) A acidez do suco de limão, ou de laranja, está associada a soluções aquosas cuja concentração de íons H3O+ é inferior a 1,0.10–7mol.l–1.
C) O sabor e o odor característicos do vinagre são atribuídos ao ácido etanoico, um composto orgânico volátil representado pela fórmula condensada H3CCOOH.
D) A cor amarela, que identifica o enxofre sólido, é resultante da energia luminosa liberada na transição dos elétrons de níveis mais internos para os mais externos, nos átomos desse elemento químico.
E) O perfume das substâncias químicas voláteis liberadas pelas flores é melhor percebido com a redução da temperatura ambiente devido ao aumento da energia cinética das moléculas constituintes dessas substâncias.

Resolução:
A) Falsa. A molécula do formol tem geometria trigonal planar.
B) Falsa. A concentração dos íons H3O+ é superior a 1,0.10–7mol.l–1.
C) Verdadeira.
D) Falsa. A emissão de luz ocorre quando o elétron vem de um nível mais externo para outro mais interno.
E) Falsa. O aumento da temperatura aumenta a energia cinética das moléculas.
Resp.: C

Anúncio
Sair da versão mobile