Questão comentada sobre soja transgênica, do Enem

(ENEM/2005)  A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%.
A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque
A) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.
B) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.
C) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.
D) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.
E) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.

Resolução:
Como aparece no texto, a linhagem resistente passou por longos períodos de testes de segurança nutricional e ambiental. Portanto, a alternativa E está correta.
O gabarito oficial trouxe opção C (a possibilidade de cruzamento com espécies selvagens não é inexistente – é muito baixa (1%)).

Anúncio

Veja ainda:
Questão comentada sobre engenharia genética, da Emescam.

Sair da versão mobile