Questão comentada sobre teoria de Darwin e bipedismo

Questão comentada sobre teoria de Darwin

(Unicastelo/2014) O bipedismo, capacidade de andar ereto sobre duas pernas, foi essencial para a evolução do ser humano. Essa nova postura levou a espécie a um novo modo de vida. Com as mãos livres e maior coordenação motora, o ser humano conseguiu realizar tarefas como carregar, moldar e manipular objetos e alimentos. Uma hipótese para explicar evolutivamente o bipedismo, de acordo com a teoria de Darwin, seria a de que os indivíduos
A) forçaram o uso da musculatura e articulações necessárias ao andar ereto, que se modificaram pelo uso e essas modificações foram transmitidas aos descendentes.
B) bípedes conviviam com os quadrúpedes e, por competição, só os bípedes conseguiram se perpetuar.
C) sofreram mutações favoráveis em suas células somáticas e, por seleção natural, as transmitiram aos seus descendentes.
D) passaram a andar sobre dois pés para fugir mais facilmente dos predadores, o que induziu mutações em suas células reprodutivas, transmitidas aos descendentes.
E) que conseguiram ficar eretos, por seleção natural, sobreviveram e tiveram maior sucesso reprodutivo.

Resolução:
Pela teoria proposta por Darwin, os indivíduos são de uma população são diferentes uns dos outros e o meio atua sobre essa diversidade, selecionando os indivíduos com maior valor adaptativo. Tais indivíduos têm, assim, maior sucesso reprodutivo, deixando descendentes com as características selecionadas.
Resp.: E

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre evolução, do Albert Eistein 2016.2

Sair da versão mobile