Questão comentada sobre renascimento, da UFMS

(UFMS/2020) Alguns períodos da história são marcados por transformações que ilustram as mudanças na sociedade e que acabam por transportar essas situações para contextos mais amplos como a economia e a política. Leia atentamente o trecho a seguir.
“Renascença ou Renascimento são termos aplicados ao movimento de renovação cultural que teve início no século XIV, na Itália, e atingiu seu apogeu no século XVI, influenciando várias regiões da Europa. Os renascentistas defendiam a restauração dos valores do mundo clássico e acreditavam na capacidade ilimitada da criação humana. Esses ideais transformaram as artes, a literatura, a ciência, a filosofia e a gastronomia.
O período é rico em exemplos de pesquisadores e inventores que prepararam o caminho para o progresso científico e técnico da Idade Moderna.
No Renascimento, a Itália tornou-se símbolo de refinamento do mundo ocidental, graças à influência dos bizantinos. O uso do garfo, os aparelhos de jantar, as peças finas e bem acabadas em metais preciosos, as toalhas ricamente bordadas em linho, porcelanas e as faianças italianas sofisticaram o comportamento à mesa.”
(Fonte: FREIXA, Dolores. Gastronomia no Brasil e no Mundo. São Paulo: Editora SENAC São Paulo,
2017. p. 78).

O exemplo da transformação proposta por meio do modo de se portar à mesa acabou por influenciar todo o período conhecido como Renascimento. A mudança de hábitos, por sua vez, acabou impondo uma característica
extremamente importante para a sequência dos acontecimentos históricos. Assinale a alternativa correta que esteja associada ao desenvolvimento do processo descrito no texto.
A) O intercâmbio cultural proposto pelo Renascimento coloca a Europa como receptora de hábitos e de sistemas orientais (econômicos e políticos), sendo perceptível pela difusão de valores como a religião e a administração pública típicas do Oriente.
B) Entendido como resultado direto das Cruzadas, o Renascimento e o contato com o Oriente promovem uma difusão do ideal cristão pelo mundo, que será concluída com a mudança cultural imposta pelos europeus aos povos do Oriente.
C) O contato com o Oriente promoveu para as cidades italianas localizadas à beira do mar Mediterrâneo a possibilidade de reativação do comércio, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação nos campos econômicos e culturais e distanciando-as cada vez mais do passado medieval.
D) Após estabelecer vínculos comerciais com os mercados do Oriente, as cidades italianas que estavam mais próximas do mar Mediterrâneo passaram a se isolar do contexto europeu, fato que impulsionou seu desenvolvimento científico e cultural e deu origem ao Império de Roma.
E) O Renascimento foi um modelo intelectual e cultural de valorização da cultura clássica grega e que, consequentemente, impulsionou as cidade italianas para o
desenvolvimento político aos moldes das antigas cidades-estado da Grécia antiga, fato que impulsionou o desenvolvimento econômico e tecnológico do período.

Anúncio

RESOLUÇÃO:
Após o término das Cruzadas, as cidades do Norte da Itália monopolizaram o Mediterrâneo e estabeleceram uma intensa troca cultural e comercial com o Oriente, fator determinante no surgimento do Renascimento Cultural (século XIV), com valorização do homem e da razão (distanciamento do passado medieval).
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre mundo medieval, da UFV
Questão discursiva sobre Idade Média, da Fuvest 2016

Sair da versão mobile