Questão comentada sobre relação do homem e natureza, do Enem.

(Enem/2010) Se, por um lado, o ser humano, como animal, é parte integrante da natureza e necessita dela para continuar sobrevivendo, por outro, como ser social, cada dia mais sofistica os mecanismos de extrair da natureza recursos que, ao serem aproveitados, podem alterar de modo profundo a funcionalidade harmônica dos ambientes naturais.

ROSS, J. L. S. (Org). Geografia do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2005. (adaptado).

Anúncio

A relação entre a sociedade e a natureza vem sofrendo profundas mudanças em razão do conhecimento técnico. A partir da leitura do texto, identifique a possível consequência do avanço da técnica sobre o meio natural.
A) A sociedade aumentou o uso de insumos químicos – agrotóxicos e fertilizantes –  e, assim,  os riscos de contaminação.
B) O homem, a partir da evolução técnica, conseguiu explorar a natureza e difundir harmonia na vida social.
C) As degradações produzidas pela exploração dos recursos naturais são reversíveis, o que,  de certa forma, possibilita a recriação da natureza.
D) O desenvolvimento técnico, dirigido para a recomposição de áreas degradadas, superou os efeitos negativos da degradação.
E) As mudanças provocadas pelas ações humanas sobre a natureza foram mínimas, uma vez que os recursos utilizados são de caráter renovável.

Resolução:
Um dos avanços para maior produção de alimentos (pelo menos a curto prazo) foi o desenvolvimento de insumos agrícolas como fertilizantes e agrotóxicos. Acontece, porém, que o uso maciço desses insumos acaba por poluir o ambiente e, por consequência, o próprio homem.
Resp.: A

Sair da versão mobile