Questão comentada sobre New Deal, da Unifeso.

Questão comentada sobre New Deal

(Unifeso/2017-2) “O New Deal, que o presidente Roosevelt promoveu a fim de
recuperar os Estados Unidos da Grande Depressão causada pelo crash de 1929, foi consubstanciado por uma política de reformas econômicas e sociais, com o fito de diminuir o desemprego e a pobreza e acabar com eles. Algumas de suas principais medidas foram o Social Security Act, o U.S. Housing Authority, o Farm
Security Administration e o Fair Labor Standards Act, que fixou o máximo de horas de trabalho e o salário mínimo para a maior parte das categorias dos trabalhadores.”
(BANDEIRA, Luiz Alberto Muniz. A desordem Mundial; o espectro da total
dominação: Guerras por procuração, terror, caos e catástrofes humanitárias. Rio de
Janeiro; Civilização Brasileira, 2016. p. 47)

A implantação do New Deal foi acompanhada por uma intensificação do debate político, uma vez que
A) sofreu a oposição de setores corporativos e de grupos políticos liberais conservadores, que se opunham as medidas de caráter social.
B) obteve um consenso político e social nos EUA, o que possibilitou a Roosevelt implementar as reformas econômicas e sociais.
C) foi inspirado na defesa do livre mercado, considerado fator de regulação econômica eficaz pelos economistas defensores do New Deal.
D) promoveu o fim da propriedade privada e se propunha a construção de uma sociedade socialista nos Estados Unidos.
E) exigiu dos trabalhadores maior sacrifício em face da crise econômica que reduzia a capacidade produtiva das empresas americanas.

Resolução:
O liberalismo clássico repudiava a intervenção do Estado, mesmo que fosse para evitar abusos de práticas econômicas do mercado. Dessa forma, o New Deal (Novo acordo), sofreu oposição de grupos políticos liberais, uma vez que o colocou o Estado como centro das decisões pertinentes à economia.
Resp.: A

Anúncio

Veja também:
Questão comentada sobre governo JK, do Enem 2013.

Sair da versão mobile