Questão comentada sobre movimentos de resistência pós Independência

(Cefet-MG/2019) Nos primeiros anos após a Independência do Brasil, formou-se
um governo dissidente em 2 de julho de 1824. Apoiado pelas classes populares urbanas, por negociantes do Recife e proprietários rurais ligados à cultura do algodão, o movimento buscou reunir Pernambuco às províncias do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e estender sua ação até o Piauí e Ceará com um governo federativo e republicano.
MUGGIATI, Roberto (coord.). A construção do Brasil. Revista Nossa História, vol. Único, São Paulo, 2006. p. 49.
A consolidação do Império Brasileiro pós-independência foi marcada, desde o início, por conflitos em torno de um modelo de Estado centralizado, resultando na eclosão de movimentos de resistência. A qual movimento dessa natureza esse texto faz menção?
A) Balaiada
B) Sabinada
C) Revolta dos Malês
D) Confederação do Equador

RESOLUÇÃO:
Uma característica da 1ª Constituição brasileira, de 1824, foi a concessão de amplos poderes ao imperador, o que gerou insatisfação das elites regionais. Surgiu, então, em Pernambuco, um movimento revolucionário, de caráter separatista e republicano denominado Confederação do Equador (nome dado devido à proximidade com a Linha do Equador), que se alastrou para outros estados. Uma das características marcantes desse movimento foi a grande participação popular.
O movimento foi rapidamente contido pelas forças militares do Império.
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Independência na América Espanhola, da UFPR 2018
Questão comentada sobre D. Pedro I e D. Pedro II, do Enem 2013

Sair da versão mobile