Questão comentada sobre Movimentos Feministas, da UFSC

(UFSC/2020) […] Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos
Os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas […]

HOLANDA, Chico Buarque de. Mulheres de Atenas.
Disponível em: http://m.letras.mus/chico-buarque/45150. Acesso em: 30 set. 2019.

Sobre democracia e participação das mulheres na política, é correto afirmar que:
01. a sociedade ateniense foi organizada para o mundo masculino, portanto as mulheres não tinham cidadania plena.
02. desde o século XIX, as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens e eram as protagonistas na política do Império brasileiro; a assinatura da Lei Áurea por uma mulher, a princesa Isabel, é exemplo disso.
04. o movimento feminista foi decisivo para a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo no século XIX; ao reivindicar e conquistar o direito ao trabalho nas fábricas, o movimento permitiu que as condições insalubres e as longas jornadas de trabalho atingissem igualmente homens e mulheres.
08. ao contrário do que se verificou em Atenas, assim que o voto foi instituído no Brasil as mulheres puderam votar e receber votos.
16. Atenas, considerada o berço da democracia, construiu um sistema político no qual parcelas da sociedade eram excluídas da participação política: escravos e estrangeiros, por exemplo.
32. o movimento sufragista britânico do final do século XIX e início do século XX contou com o apoio das forças policiais em seus protestos, que coagiram os parlamentares a aprovarem o direito das mulheres de votar e de receber votos.

RESOLUÇÃO:
01. Verdadeiro.
02. Falso. As mulheres passaram a ter direito ao voto somente a partir da Constituição de 1934.
04. Falso. O movimento feminista não foi decisivo para a Revolução Industrial (e nem para a consolidação do capitalismo no século XIX).
08. Falso. As mulheres podiam candidatar mesmo antes de ter direito de votar (a primeira prefeita do Brasil foi eleita em 1929, na cidade de Lages (RN).
16. Verdadeira.
32. Falso. O movimento sufragista na Inglaterra não contou com o apoio das forças policiais; pelo contrário, várias lideranças mais ativas do movimento acabaram presas.
Resp.: 17

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Movimentos Abolicionistas, do Enem 2018

Sair da versão mobile