Questão comentada sobre matéria e energia em uma cadeia alimentar.

(UFSCar) A energia luminosa do Sol é transformada, por alguns organismos, em energia química. Nas cadeias alimentares, o fluxo dessa energia é unidirecional. Por outro lado, a matéria que compõe os seres vivos se mantém em quantidades praticamente constantes. Essas duas afirmações se justificam porque
a) cada nível trófico capta energia luminosa que é acumulada, assim como a matéria, na passagem dos níveis tróficos, desde os produtores até os decompositores.
b) a energia aumenta na passagem de um nível trófico para outro e a matéria reciclada é acumulada.
c) a energia flui do último nível trófico para o primeiro por reciclagem, juntamente com a matéria orgânica.
d) a energia captada pelos produtores é transferida de um nível trófico para outro, sempre em menor quantidade, até os decompositores, enquanto que a matéria é reciclada.
e) a energia dissipa-se apenas pela ação dos decompositores, que reciclam a matéria orgânica.

Resolução:
Em uma cadeia alimentar a energia tem fluxo unidirecional (sempre entra no mundo vivo pelos produtores e segue para os demais níveis tróficos nos alimentos) e decrescente (cada indivíduo consome parte da energia que recebeu para suas atividades metabólicas). Já a matéria tem comportamento cíclico, sendo devolvida ao ambiente por meio dos decompositores e reutilizada pelos produtores para biossíntese de novas moléculas orgânicas.
Resp.: D

Anúncio
Sair da versão mobile