Questão comentada sobre Logos no surgimento da Filosofia, da UEL

(UEL/2013) No livro Através do espelho e o que Alice encontrou por lá, a Rainha Vermelha diz uma frase enigmática:
Pois aqui, como vê, você tem de correr o mais que pode para continuar no mesmo lugar.
(CARROL, L. Através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p.186.)

Já na Grécia antiga, Zenão de Eleia enunciara uma tese também enigmática, segundo a qual o movimento é ilusório, pois numa corrida, o corredor mais rápido jamais consegue ultrapassar o mais lento, visto o perseguidor ter de primeiro atingir o ponto de onde partiu o perseguido, de tal forma que o mais lento deve manter sempre a dianteira.

(ARISTÓTELES. Física. Z 9, 239 b 14. In: KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Pré-socráticos. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994, p.284.)

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Com base no problema filosófico da ilusão do movimento em Zenão de Eleia, é correto afirmar que seu argumento
A) baseia-se na observação da natureza e de suas transformações, resultando, por essa razão, numa explicação naturalista pautada pelos sentidos.
B) confunde a ordem das coisas materiais (sensível) e a ordem do ser (inteligível), pois avalia o sensível por condições que lhe são estranhas.
C) ilustra a problematização da crença numa verdadeira existência do mundo sensível, à qual se chegaria pelos sentidos.
D) mostra que o corredor mais rápido ultrapassará inevitavelmente o corredor mais lento, pois isso nos apontam as evidências dos sentidos.
E) pressupõe a noção de continuidade entre os instantes, contida no pressuposto da aceleração do movimento entre os corredores.

RESOLUÇÃO:
(Comentários da banca elaboradora de questões da UEL)
A) Incorreta. O que distingue o pensamento de Zenão é a recusa da observação da natureza e dos sentidos como critério de verdade. Isso faz com que seu argumento recuse qualquer explicação naturalista.
B) Incorreta. O argumento de Zenão consiste em não identificar o ser nos objetos. Zenão separa radicalmente o mundo sensível e o inteligível, assim, seu procedimento consiste em criar situações de pensamento em que a certeza do
mundo natural é suspensa.
C) Correta. Zenão propôs paradoxos lógicos, por meio dos quais cortou pela raiz a crença de que a sensibilidade seria o critério de fundamentação da verdade. Isso aparece na problematização de uma verdadeira existência do mundo
sensível, que seria captada exclusivamente pelos sentidos.
D) Incorreta. Com seus argumentos, Zenão problematiza a fundamentação do conhecimento a partir da sensibilidade. Os sentidos e as supostas evidências sensíveis são recusadas por Zenão e jamais farão parte de seus pressupostos
lógicos, como pode ser observado no exemplo de Aquiles e a Tartaruga.
E) Incorreta. O argumento de Zenão não pressupõe uma noção de continuidade do movimento, que teria como pressuposto a noção de aceleração. Isso é ilustrado pelo exemplo da Tartaruga e de Aquiles: mesmo sendo mais rápido,
Aquiles jamais alcançaria a Tartaruga, pois ela iniciou a corrida antes que Aquiles. O problema, contudo, sequer diz respeito a isso (aceleração), e sim à figura lógica da divisibilidade dos momentos.
Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Filosofia de Descartes e Bacon, do Enem 2013

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