Questão comentada sobre isomeria plana, da Mackenzie

(MACKENZIE/2018-2) O butanoato de metila é um flavorizante de frutas utilizado na indústria alimentícia. A sua fórmula estrutural está representada abaixo.

Analise a fórmula do butanoato de metila e assinale a alternativa que traz, respectivamente, um isômero de compensação e um de função desse flavorizante.

RESOLUÇÃO:
Em primeiro lugar é necessário lembrar que os isômeros são compostos com mesma fórmula molecular (no caso do butanoato de metila, sua fórmula molecular é  C5H10O2 .
Os isômeros de compensação têm posição diferente do heteroátomo na cadeia, tal como ocorre com o composto representado indicado pela letra E (propanoato de etila). Enquanto no butanoato de metila o heteroátomo está imediatamente após o grupo CH3, no propanoato de etila ele está após o grupo – CH2-CH3.

O ácido pentanoico (C5H10O2) representado na opção E é um isômero de função do butanoato de metila (tem mesma fórmula molecular e pertence a diferente função orgânica – enquanto o butanoato de metila é um éster, o ácido pentanoico é um ácido carboxílico).
Resp.: E

RESOLUÇÃO:
Questão comentada sobre isomeria, do Enem 2018
Questão sobre produção da N-metilfenilalanina, da Fuvest 2016

Sair da versão mobile