Questão comentada sobre hepatite C, da Uncisal

(Uncisal/2013) A Hepatite C é uma doença inflamatória do fígado que atinge
cerca de 3% da população brasileira. É causada por um vírus que age lesionando o tecido hepático, provocando cirrose e câncer. A transmissão ocorre pelo contato com o sangue contaminado, principalmente via transfusão de sangue, compartilhamento de seringas ou materiais mal esterilizados usados por profissionais como médicos, dentistas, tatuadores, manicures etc. A falta de informação sobre a Hepatite C faz com que muitas pessoas morram devido a complicações adquiridas com o vírus. Para muitos somente resta a fila do transplante, na qual, de acordo com o Ministério da Saúde, mais de 40% devem morrer antes de conseguir um órgão. Marque a opção correta.
A) O exame de escolha para o diagnóstico da hepatite C é a pesquisa de antígenos contra o vírus da hepatite, o anti-HCV; no entanto, muitas vezes, a enfermidade é diagnosticada nos exames de rotina ou durante a investigação de outras doenças.
B) Não há ainda vacina contra a hepatite C nem tratamento para esta doença.
C) A doença é causada pelo Hepadnavirus, um vírus de DNA de cadeia dupla, envelopado, pertencente a família dos Flaviviridae.
D) Pessoas infectada com o vírus da hepatite C, geralmente procuram tratamento depois que a doença começou a causar sérios danos ao organismo, pois, inicialmente a doença é assintomática ou causa sintomas não específicos.
E) Atualmente já foi confirmado que outros fatores de risco, além dos já citados são: parceiro sexual portador da doença, filhos de mães portadoras e consumo de alimentos e água contaminados.

RESOLUÇÃO:
A hepatite C é causada por um vírus de RNA, sendo o fígado o órgão afetado. Ainda não há vacina para a hepatite C, porém, o diagnóstico precoce possibilita a cura em cerca de 90% dos casos.
A contaminação ocorre através de sangue contaminado, por meio de relações sexuais com parceiro(a) contaminado(a) e de mãe para filho(a).
A maior gravidade da doença deve-se ao fato dela ser silenciosa, ou seja, não manifesta sintomas (embora, em alguns casos, mesmo quando o fígado já está bastante comprometido).
Resp.: D

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre vírus, da Unilago 2013-2
Questão comentada sobre vírus, da Faceres 2015

Sair da versão mobile