Questão comentada envolvendo o filme GATTACA.

(UNESP-JULHO/2004) O filme GATTACA, direção de Andrew Niccol, EUA, 1997, apresenta uma sociedade na qual os indivíduos são identificados pelo seu DNA. Os personagens da estória não usam documentos ou crachás para identificação e acesso a prédios e repartições; apenas encostam a ponta do dedo em um equipamento que recolhe uma gota de sangue e a identificação é feita com um teste de DNA.

Na vida real e cotidiana, já se utilizam equipamentos para identificação de documentos. Em portarias de alguns clubes, por exemplo, um aparelho acoplado ao computador faz a leitura de nossas impressões digitais, dispensando a apresentação da “carteirinha”.

Anúncio

Considerando-se dois irmãos gêmeos e a eficácia dos dois equipamentos citados em diferenciá-los, assinale a alternativa correta.
a) Ambos os equipamentos poderão diferenciá-los, mesmo que os irmãos sejam gêmeos monozigóticos.
b) Os equipamentos só poderão diferenciá-los se os irmãos forem dizigóticos.
c) Se os irmãos forem gêmeos monozigóticos, apenas o equipamento do filme poderá diferenciá-los.
d) Se os irmãos forem gêmeos monozigóticos, apenas o equipamento do clube poderá diferenciá-los.
e) Nenhum dos equipamentos poderá diferenciá-los, quer os irmãos sejam gêmeos dizigóticos ou monozigóticos.

Resolução:
Os gêmeos univitelinos (gêmeos monozigóticos; gêmeos verdadeiros) são provenientes do  mesmo óvulo e do mesmo espermatozoide e, assim, possuem o mesmo patrimônio genético, o que seria impossível identificá-los pelos testes de DNA.
Contudo, a impressão digital sofre ação do ambiente e, portanto, apresenta diferenças entre dois irmãos que são gêmeos univitelinos e, assim, o aparelho do clube poderá diferenciá-los.
Resp.: D

Sair da versão mobile