Questão comentada sobre doença de Lyme, da Unesp

 

(Unesp/2015) Em alguns estados dos Estados Unidos, a doença de Lyme é um problema de saúde pública. Cerca de 30 mil casos são notificados por ano. A doença é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida ao homem por carrapatos que parasitam veados. Porém, um estudo de 2012 descobriu que a incidência da doença de Lyme nas últimas décadas não coincidiu com a abundância de veados, mas com um declínio na população de raposas-vermelhas, que comem camundongos-de-patas-brancas, uma espécie oportunista que prospera com a fragmentação de florestas devido à ocupação humana.
(Scientific American Brasil, dezembro de 2013. Adaptado.)
É correto inferir do texto que
A) a bactéria Borrelia burgdorferi está provocando um declínio na população de raposas-vermelhas.
B) as raposas-vermelhas adquirem a doença de Lyme quando comem os camundongos-de-patas-brancas.
C) a doença de Lyme acomete o homem, os veados e as raposas-vermelhas, mas não os camundongos-de–patas-brancas, por esta ser uma espécie oportunista.
D) os carrapatos que parasitam os veados também parasitam os camundongos-de-patas-brancas.
E) a fragmentação das florestas leva à abundância de veados, responsáveis pelo aumento na incidência da doença de Lyme entre os humanos.

Anúncio

Resolução:
Como aparece no enunciado, a população de camundongos-de-patas-brancas  aumentou (em decorrência da redução da população de seu predador). Esse aumento na população do camundongo coincide com o aumento do número de casos da doença de Lyme, o que leva à suposição de que o carrapato transmissor da bactéria também se instala nos camundongos.
Resp.: D

Veja também:
Questão comentada sobre relações ecológicas, da PUC-SP 2016
Questão comentada sobre seleção natural, da Fuvest 2010

Sair da versão mobile