Questão comentada sobre conflitos no Oriente Médio, da FGV

(FGV/2019) Costuma-se dizer que a religião deve ser separada da política e que o mundo eclesiástico não se deve imiscuir nos assuntos de Estado. Proclama-se que as altas autoridades eclesiásticas muçulmanas não devem intervir nas decisões sociais e políticas do governo. Tais afirmações só emanam dos ateus: são ditadas e espalhadas pelos imperialistas. A política estava separada da religião no tempo do Profeta (…)?

AIATOLÁ KHOMEINI, O Livro Verde dos princípios políticos, sociais e religiosos. Rio de Janeiro: Record, 1979, p. 27.

Anúncio

O Aiatolá Khomeini foi um dos líderes da Revolução Iraniana de 1979, que derrubou o regime do Xá Reza Pahlevi. A esse respeito, afirma-se:

I.  A Revolução Iraniana provocou a substituição de um regime imperial democrático por um Estado republicano de caráter autoritário.
II. Dirigido pelos xiitas, o movimento instaurou um governo fundamentalista que articulava os interesses do Estado a concepções religiosas muçulmanas.
III. A ascensão do regime dos aiatolás foi patrocinada pelos governos dos Estados Unidos, interessados em estimular o conflito entre Irã e Iraque, dirigido, na época, por Saddam Hussein.

Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
D) I e II, apenas.
II, apenas.

Publicidade

RESOLUÇÃO: 
Em 1979 o Xá Reza Pahlevi foi deposto e Aiotalá Khomeini tomou o poder.  Enquanto no governo do  primeiro havia uma monarquia autoritária e com afinidades aos governos do Ocidente, Khomeini transformou o Irã em uma República Islâmica, com os interesses do Estado vinculado a concepções religiosas.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Oriente Médio, da UPF 2017

Anúncio
Sair da versão mobile