Questão comentada sobre cladogramas em grupos vegetais, da UERJ

(UERJ/2015)  No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais.

Anúncio

As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo evolutivo, as seguintes características dos vegetais:
A) cutícula, sementes, tecidos vasculares
B) embriões multicelulares, esporófito dominante, frutos
C) esporófito dominante, embriões multicelulares, frutos
D) gametângios multicelulares, tecidos vasculares, sementes.

RESOLUÇÃO:
As letras A, B e C indicam as novidades evolutivas (apomorfias) entre um grupo e outro. O primeiro representante no cladograma (antócero) pertence ao grupo das Antocerophyta (que é genericamente estudado dentro de briófitas). Assim, a letra A está representando uma novidade de algas em relação às briófitas – a presença de gametângios multicelulares, revestidos por células estéreis, dentro dos quais o zigoto se desenvolve é uma boa opção.
B está entre musgos e samambaias (pteridófitas); como novidades poderiam ser citadas a presença de vasos condutores de seiva; esporófito como fase dominante do ciclo de vida; tecidos de sustentação…
C indica uma novidade evolutiva de pteridófitas para gimnospermas. Como opções poderiam ser citadas: surgimento do grão-de-pólen (independência da água para a reprodução); crescimento secundário; semente; estruturas reprodutivas bem visíveis (cones)…
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre filogenia em plantas, da Fatec
Questão comentada sobre grupos vegetais, da Fasm 2013

Publicidade
Sair da versão mobile