Questão comentada sobre ativismo, da UEL

(UEL/2017) Leia o texto a seguir.
Uma parte considerável dos novos ativistas já compareceu a protestos e a encontros presenciais, mas há muitos que se manifestam exclusivamente na Internet sob a forma de textos, hashtags e vídeos. E o volume de informação
produzido por eles sinaliza a centralidade que a política assumiu no dia a dia dos brasileiros.
(Adaptado de: CIRNE, S. Somos todos ativistas. Galileu. abr. 2016. p.41.)
As formas de ativismo on-line e off-line, no Brasil, demonstram a emergência, na sociedade civil, de novos atores políticos, que se articulam por meio de ações coletivas em rede.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as recentes formas de mobilização dos atores da sociedade civil, assinale a alternativa correta.
A) As ações coletivas em rede podem ser comparadas aos movimentos sindicais brasileiros da década de 1970, por adotarem práticas de organização e de mobilização em defesa da esfera privada contra a opressão estatal.
B) As manifestações políticas organizadas em redes de movimentos caracterizam-se pela participação de diversos grupos e de múltiplos atores imersos na vida cotidiana, com militância parcial e efêmera.
C) O atual ativismo político no Brasil, a exemplo do mundo, mobiliza entidades e organizações ideologicamente unificadas e com práticas comuns no mercado, a fim de obter vantagens coletivas trabalhistas e salariais.
D) O ciberativismo, na contemporaneidade, envolve, como no passado, a mobilização das grandes classes e a afirmação do movimento operário como principal protagonista das transformações socioeconômicas.
E) Os sujeitos dos movimentos favoráveis às políticas neoliberais, na atualidade brasileira, organizam-se em rede para a defesa da intervenção e da regulação da economia e das relações de trabalho, pelo Estado.

RESOLUÇÃO (COMENTÁRIOS DA BANCA ELABORADORA DE PROVAS DA UEL)
A) Incorreta. Ao contrário da afirmação, as ações coletivas em rede, na contemporaneidade e na sociedade brasileira, são diferentes e não são comparáveis aos movimentos sindicais da década de 1970, pois as ações coletivas mobilizam uma diversidade de atores políticos. Se, na década de 1970, cabia aos movimentos sociais e aos cidadãos, a exemplo dos sindicatos e operários, a defesa da invasão da esfera privada contra o Estado opressor, hoje as ações coletivas em rede tratam da defesa do domínio público e uma resposta aos problemas gerados pela globalização. A ação coletiva na contemporaneidade, ainda que com uma nova qualidade, permanece como ponto de ligação ou transposição do abismo entre o indivíduo e o cidadão. Trata-se da volta dos atores coletivos à esfera pública com uma mensagem originada na esfera privada e coletivizada pelas redes.
B) Correta. A afirmativa está correta, pois as novas formas de ativismo e manifestações políticas em rede sinalizam para o deslocamento da atenção das classes para os novos atores políticos que emergem na sociedade civil, a exemplo dos movimentos populares que ocorrem no bairro, no espaço da moradia, a partir de demandas cotidianas e organizadas em redes de movimentos. Esses movimentos unem pessoas de diferentes origens, classes, ideologias e que vivenciam uma mesma demanda. São formas distintas e não institucionalizadas de a população se organizar, mobilizar e expressar demandas identitárias, sociais, políticas e culturais, a exemplo das grandes ou pequenas manifestações de rua e das ocupações de espaços. Por isso, caracterizam-se pela militância parcial e efêmera de uma diversidade de atores sociais que se unem em uma conjuntura específica de relações de forças na sociedade civil,
gerando transformações, seja de caráter conservador ou progressista.
C) Incorreta. Ao contrário da afirmativa, o atual ativismo político na contemporaneidade e no Brasil, diante da diversidade de atores sociais e das novas tecnologias de comunicação, como a Internet, articula-se em uma rede de movimentos sociais, em escala nacional e mundial. Esse novo ativismo, além de focar em ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural, viabilizam formas distintas de organização e mobilização independentes de ideologia ou classes. Por isso, essas ações são diversas e emergem em espaços não institucionalizados, a exemplo de espaços cotidianos e das redes sociais. Nesse sentido, não há uniformidade ideológica nem uma única prática de organização ou de mobilização, pois dependem das conjunturas, das relações de forças e da identificação de demandas.
D) Incorreta. Ao contrário da afirmativa, o ciberativismo ou ativismo digital, através do uso de sites, blogs, petições, entre outros, amplia e proporciona maior mobilidade ao ativismo social, pois coloca em cena um novo protagonismo e novos sujeitos políticos, que se manifestam e se mobilizam em redes de movimentos, que lutam e participam on-line e offline, fora das relações industriais, dos movimentos de classes e do operariado, principal protagonista dos movimentos sociais e que lutavam por transformações da sociedade até meados da década de 1970.
E) Incorreta. Ao contrário da afirmativa, os atores políticos dos movimentos que são favoráveis à doutrina neoliberal defendem a reestruturação produtiva, através de um Estado minimalista, da flexibilização das relações de trabalho, da inovação tecnológica e dos baixos custos de trabalho, a fim de atrair o grande capital. A economia e a política devem atuar de forma independente uma da outra.
RESP.: B

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre movimentos abolicionistas, do Enem 2018

Sair da versão mobile