Como participar da Lista de Espera do Prouni 2020.2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na manhã desta terça-feira, 21 de julho, o resultado do Programa Universidade Para Todos (Prouni), edição 2020.2. O ProUni oferece diversas chances para que o estudante consiga uma bolsa de estudos – e a lista de espera é uma delas.

Embora o número de bolsas ofertadas a cada semestre seja alta – são mais de 250 mil bolsas por ano – conseguir uma vaga no Prouni pode ser uma tarefa ainda bem difícil. As notas para obter o benefício estão cada vez mais altas. Só quem realmente obteve ótimo rendimento nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem uma certa garantia de conseguir vaga.

Anúncio

Lista de Espera do Prouni

Mas o estudante que não foi aprovado na primeira chamada do Prouni 2020/2 ainda pode se inscrever para concorrer a uma vaga da lista de espera do programa.

A lista de espera é a terceira e última chance de conseguir uma bolsa pelo ProUni. A inscrição na lista de espera ocorre após a publicação das duas chamadas do Programa.

Publicidade

Primeira chamada do ProUni

A primeira chamada do Prouni é a relação básica com os aprovados na primeira rodada – ou seja, os que tiveram as maiores notas do Enem. A relação é divulgada no site do ProUni poucos dias após o encerramento da seleção. Assim que é convocado, o aprovado tem um prazo para comprovar a documentação necessária na faculdade onde conseguiu vaga, caso contrário perde o benefício.

Segunda chamada do ProUni

A segunda chamada do ProUni começa poucos dias depois da divulgação dos resultados. Conforme os candidatos da primeira chamada vão sendo desclassificados, por desistência ou não comprovação de documentos, novos nomes são convocados para ocupar as vagas que sobram. A segunda chamada ocorre por um período determinado, e na sequencia já se iniciam as inscrições para a lista de espera.

Anúncio

Lista de espera do ProUni

A lista de espera é a última chance de o candidato conseguir bolsa naquela edição do Prouni. Nesta seleção estão disponíveis todas as vagas não preenchidas depois da primeira e segunda chamadas do ProUni e fica disponível quase um mês depois da abertura do processo seletivo. Para concorrer a uma bolsa nessa seleção o candidato precisa manifestar interesse em participar, e normalmente o prazo de inscrição é pequeno.

Como se inscrever na lista de espera

No período de 18 a 20 de agosto, o candidato precisa entrar no site do ProUni com seu número de inscrição e senha do Enem mais recente.

Publicidade

Depois de entrar no sistema, basta clicar na a opção “Manifestar interesse em participar da lista de espera”.

Pronto. Agora é só aguardar a confirmação do sistema.

Anúncio

A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do ProUni, não está aberta a novos inscritos.

Como a lista de espera do ProUni é divulgada?

Os resultados da lista de espera vão sendo divulgados aos poucos, conforme abrem novas vagas e os candidatos vão sendo chamados. Cabe ao interessado a responsabilidade de acessar o sistema todos os dias, até o encerramento do período, para ver se o nome consta entre os felizardos. O MEC não envia qualquer mensagem informando da aprovação.

Anúncio

Se for pré-aprovado, é preciso correr para dar conta de todo o processo de documentação.

O que fazer se for chamado na lista de espera do ProUni?

Assim que for chamado pela lista de espera, é preciso ficar de olho nos prazos. Os aprovados na lista de espera do Prouni 2020.2 terão de 24 a 28 de agosto para comprovar as informações na faculdade na faculdade onde conseguiu a bolsa. Os documentos solicitados são, em geral, comprovantes de renda de todo o grupo familiar, identificação, endereço e escolaridade.

Todos os cursos têm opção de lista de espera?

Nem sempre. A lista varia muito a cada edição, já que depende da efetivação da inscrição dos candidatos que vão sendo chamados.

Só dá para saber exatamente quais são os cursos, turnos, faculdades e modalidades com vagas abertas durante a abertura da lista.

Calendário do Prouni 2020.2

Sair da versão mobile