Valores a Receber do Banco Central: Veja como se proteger dos golpes

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que, para acessar o Sistema dos Valores a Receber (SVR), e então saber qual é o valor disponível e, dessa forma, solicitar a sua transferência, passa a ser preciso ter uma conta gov.br, nos níveis prata ou ouro.

Lembrando que o sistema gov.br nada mais é do que um sistema que agrupa diversos serviços que são administrados pelo Governo Federal. Assim sendo, uma série de possibilidades que são oferecidas a um nível federal pode ser encontrada dentro desse sistema. Dentre eles, o INSS, o portal do ENEM, o Auxílio Brasil, a Farmácia Popular – PFPB, dentre outros que poderiam ser aqui citados.

Anúncio

De acordo com as informações que foram liberadas pela própria instituição financeira, não será mais possível acessar o sistema dos valores a receber com o login do registrato.

De certa forma, essa foi uma decisão que foi tomada para cumprir com o objetivo de proteger o cidadão de diversos golpes que podem acontecer quando métodos de segurança não são adotados de forma institucional.

Nesse sentido, confira logo em seguida, algumas dicas importantes para não cair em golpes.

Publicidade

Valores a Receber do Banco Central – BC

Como se proteger dos golpes

  • O Banco Central do Brasil (BCB) não faz o envio de links, e nem mesmo entra em contato direto com os seus clientes para tratar sobre valores a receber, ou para confirmar os seus dados pessoais
  • Nesse sentido, ninguém está autorizado a entrar em contato com os clientes em nome do Banco Central do Brasil (BCB) ou do Sistema dos Valores a Receber. Essa não é uma prática da instituição financeira
  • Nunca se deve clicar em links suspeitos que são enviados por e-mail, por SMS, por WhatsApp ou por Telegram
  • Por fim, a última dica é não fazer qualquer tipo de pagamento para se ter acesso aos valores.
Sair da versão mobile