Valores a Receber do Banco Central nesse ano de 2023

O Valores a Receber, do Banco Central do Brasil – BCB, pode voltar com uma série de novidades nesse ano de 2023. Inclusive, algumas dessas mudanças já haviam sido anunciadas desde o ano passado. Por exemplo, na próxima fase de consultas dos valores a receber, o saque poderá vir a ser solicitado ao mesmo tempo em que a consulta terminou de ser realizada.

Anteriormente, o saque somente poderia ser feito pelo cidadão algum tempo depois que a consulta fosse feita. A partir de agora, os dois procedimentos poderão ser realizados quase que ao mesmo tempo, um seguido do outro. Portanto, essa é uma medida que vai facilitar para que o resgate dos valores a receber aconteça de uma forma mais rápida.

Anúncio

Uma outra mudança é que mais valores passaram a ser incluídos dentro das possibilidades do dinheiro esquecido. Com isso, até mesmo quem já tinha valores a receber na primeira fase de consultas pode ter novos valores nessa segunda fase. Isso só é possível por que mais possibilidades, bancos, instituições financeiras e empresas estão sendo incluídas para quando o sistema abrir o seu período de consultas por mais uma vez.

Valores a Receber do Banco Central (BC)

No presente momento, o cidadão que acessa o sistema dos valores a receber, do Banco Central – BC, encontra a seguinte mensagem:

Publicidade

“As consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão suspensas. Fique tranquilo. Não há risco de perder os valores, pois eles continuarão guardados pelas instituições financeiras. Em breve, o Banco Central divulgará: (1) a data de reabertura do sistema para fazer novas consultas e o resgate dos saldos existentes; e (2) informações sobre os valores de falecidos. Enquanto isso, estamos trabalhando nas melhorias do SVR e na inclusão de novos valores a receber”.

A última atualização que foi aplicada para o portal do sistema dos valores a receber por parte do Banco Central (BC) aconteceu ainda nesse mês de janeiro de 2023. Portanto, isso pode significa que não vai demorar mais tanto tempo para que o sistema seja então reaberto e para que, então, os cidadãos possam fazer as suas novas consultas.

Empréstimo para brasileiros

O interesse pelo sistema dos valores a receber é, na verdade, genuíno. Afinal, por um bom tempo, não se imaginou que havia alguma quantia de dinheiro esquecido para ser resgatada, ainda mais em um sistema tão facilitado como é esse que foi criado e desenvolvido pelo Banco Central. Além disso, principalmente em tempos como esse, todo dinheiro não esperado se torna bem-vindo para o orçamento doméstico e familiar.

Anúncio

Porém, ao mesmo tempo, esse tipo de anúncio pode representar também uma frustração. Afinal, não são todos os cidadãos que irão fazer a consulta no sistema dos valores a receber e encontrar algum dinheiro esquecido para fazer o saque. Na verdade, uma boa parte dos brasileiros não possuem valores a receber, e é preciso fazer a consultar com essa consciência.

Na hipótese de contar com algum valor a receber para ser resgatado, a informação pode ser comemorada e, logo, fazer o pedido do saque no mesmo sistema. Porém, por outro lado, se esse não for o caso, é importante lidar com isso e, quem sabe, esperar pela próxima fase para então fazer uma nova consulta. Uma outra opção, que deve ser considerada somente pelos brasileiros que possuem alguma dívida urgente ou uma necessidade que não pode ser adiada, é a de contratar um empréstimo, uma decisão que deve ser tomada com muita atenção e cuidado.

Publicidade

Cartão de Crédito

Se a opção do empréstimo não for viável e, então, não puder ser considerada, é comum que o cidadão acabe fazendo a opção pelo Cartão de Crédito. Nesse sentido, o cartão é um produto financeiro sempre muito utilizado e solicitado pelos brasileiros de uma forma geral.

Porém, a mesma atenção e cautela que se deve ter na contratação de um empréstimo também são válidas para quem vai começar a usar o cartão de crédito.

Anúncio

O Cartão de Crédito nada mais é do que uma forma de empréstimo também. Embora muitas pessoas não pensem dessa forma, o que o banco ou a instituição financeira que lhe concedeu o cartão está fazendo é te conceder um crédito e um tempo limitado, geralmente de 1 (um) mês, para que você pague pelo dinheiro que tomou para fazer as suas compras, seja no débito ou no crédito.

Logo, por mais popular que seja o cartão de crédito, os riscos podem ser muito semelhantes ao da contratação de um empréstimo, e também devem ser observados e analisados com muita responsabilidade pelo consumidor que o utiliza no dia a dia.

Anúncio

Tanto o empréstimo quando o cartão de crédito são formas de retirada de crédito as quais os brasileiros recorrem quando precisam de algum dinheiro extra.

Embora os valores a receber também possam entrar na categoria de recebimento de um valor extra, o sistema não é recorrente. Se trata, portanto, de uma eventualidade que nem mesmo deve ganhar um lugar dedicado no orçamento, principalmente por não ser uma certeza.

Caixa Tem

Por fim, uma plataforma digital que, assim como o sistema dos valores a receber, também recebe muitos acessos todos os dias é o aplicativo Caixa Tem. O Caixa Tem foi criado ainda na época do Auxílio Emergencial e, desde então, passou a receber a inclusão de alguns outros benefícios sociais, como por exemplo, o próprio Auxílio Brasil, que deve voltar a ter o nome de Bolsa Família muito em breve. Hoje em dia, até mesmo um empréstimo pode ser pedido e contratado por meio do aplicativo Caixa Tem.

O aplicativo Caixa Tem está disponível para download nos dispositivos móveis com sistema operacional Android e/ou iOS (aparelhos Apple). Portanto, é só você ir até a loja de aplicativos do seu celular e digitar “caixa tem” na barra de pesquisa. Em questão de poucos minutos, você já terá o aplicativo Caixa Tem baixado e instalado no seu aparelho celular. Simples assim.

Os valores a receber, a possibilidade de contratar um empréstimo, o cartão de crédito e, enfim, o aplicativo Caixa Tem são ferramentas e oportunidades com as quais o brasileiro lida todos os dias. Nesse sentido, basta saber usá-las que a rotina financeira do cidadão pode se tornar um pouco mais saudável. Afinal, todo dinheiro somente pode ser útil se o seu tomador souber utilizá-lo da melhor forma.

Sair da versão mobile