Valores a Receber: como fazer a consulta pelo CPF na segunda fase?

Valores a receber

Desde o dia 28 de fevereiro desse ano, a consulta dos valores esquecidos da segunda fase já está disponível no sistema de Valores a Receber do Banco Central do Brasil – BCB. Quem ainda não efetuou o resgate do valor, o dinheiro pode ser sacado em maio.

No mês de dezembro do ano passado, o Banco Central (BC) divulgou uma nota com a informação de que, a partir do mês de janeiro de 2023, novos dados seriam incorporados ao sistema dos valores a receber.

Anúncio

Portanto, esses dados estariam disponíveis para os clientes quando a segunda fase de consultas fosse enfim liberada.

A sequência de adiamentos que foi feita pelo Banco Central aconteceu principalmente por conta da greve dos servidores.

Sobre o sistema dos Valores a Receber do Banco Central (BC)

O portal ‘Valores a Receber’ é um serviço que permite a consulta de valores esquecidos ou inesperados em bancos, instituições financeiras, consórcios ou outras entidades financeiras, assim como a obtenção de informações sobre como fazer o saque desses valores.

Publicidade

Nesse sentido, o Banco Central informou que havia cerca de R$ 8 bilhões de reais em valores esquecidos, mas que na primeira fase do Sistema de Valores a Receber, aproximadamente R$ 4 bilhões de reais ficaram disponíveis para devolução.

Esse dinheiro esquecido pode ser proveniente de:

Anúncio

Valores a Receber pelo CPF

Consulta da 2ª Fase do Dinheiro Esquecido

Para verificar se você possui valores a receber e então solicitar o seu saque ou transferência, é necessário acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) usando uma conta Gov.br de nível prata ou ouro.

Nesse sentido, não é possível acessar o SVR com um login Registrato.

Publicidade

Para verificar se há valores disponíveis para você, é só inserir o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) no seguinte site: https://valoresareceber.bcb.gov.br/. Por algum tempo, o site de consultas ficou em suspensão, mas como já pode ser dito anteriormente, um novo período de verificação já foi aberto. As consultas, então, podem ser feitas normalmente.

Banco Central faz alertas para a população

É muito importante destacar que o Banco Central (BC) não envia links e nem entra em contato com cidadãos para tratar de valores a receber ou para confirmar dados pessoais.

Anúncio

Portanto, nenhuma pessoa está autorizada a entrar em contato em nome do Banco Central ou do Sistema de Valores a Receber.

Assim sendo, não clique em links suspeitos que lhe foram enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Além disso, não faça nenhum tipo de pagamento para ter acesso aos valores a receber.

Anúncio

Agindo assim, você poderá se proteger de golpes que são frequentemente aplicados na população que espera por valores desse tipo.

Sair da versão mobile