Valores a Receber 2023: Veja como consultar valores de pessoas falecidas

Valores a receber

Conforme divulgado pelo Banco Central, a consulta referente aos valores esquecidos volta com a possibilidade de verificação de valores de pessoas falecidas, a partir das 10h desta terça-feira (28). Os saques serão realizados, a partir do dia 7 de março, após 11 meses fechados.

Valores a Receber 2023: como vai funcionar?

A consulta pode ser feita por meio do CPF, no site Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central (BC).

Anúncio

Se houver saldo para resgate, a partir do dia 7 de março, às 10 horas, o cidadão deve voltar ao site do Banco Central, para acessar o Sistema Valores a Receber e então receberá instruções de como será solicitada a devolução.

Ainda conforme o Banco, nessa segunda etapa serão até 10 novos tipos de serviços financeiros englobados pelo sistema – até então era 7 novos tipos previstos.

Veja os serviços que deverão ser disponibilizados são:

Repescagem da 1ª etapa

Quem ainda não fez a consulta, ou fez, mas não solicitou o resgate dos valores na primeira oportunidade, terá uma nova oportunidade agora, nessa segunda etapa, uma vez que todos os serviços englobados na primeira etapa, também estarão englobados na segunda.

Publicidade

Valores de pessoas já falecidas

Com a reabertura do SVR, herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais da pessoa falecida poderão, mediante o aceite de um Termo de Responsabilidade, poderão consultar a existência de valores a devolver de titularidade de pessoa falecida e saber como resgatar esse montante.

Veja o passo a passo:

Valores disponíveis

De acordo com informações do BC, o impacto do valor total que estará disponível para as pessoas receberem ainda não pode ser avaliado, uma vez que o cálculo depende do envio das novas informações pelas instituições.

Anúncio

No entanto, atualmente o estoque de valores a devolver registrados no SVR é de R$ 6 bilhões, para 38 milhões de CPFs e aproximadamente 2 milhões de CNPJs.

Os valores estão distribuídos nas faixas abaixo:

Faixas de valor Beneficiários %

Publicidade
Sair da versão mobile