UFSC e IFSC terão Vestibular Unificado para ingresso em 2023

Os Representantes do Departamento de Ingresso (Deing) do IFSC e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciaram para parceria, que trata da realização de vestibular unificado a partir de 2023.

Desde 2018, o IFSC adota exclusivamente o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso nos cursos superiores, e por meio de acordo, haverá um percentual de vagas nesse nível de ensino que será oferecido via vestibular.

Anúncio

De acordo com a chefe do Deing, Giselli Dandolini Bonassa, a retomada do vestibular é cogitada pelo IFSC há algum tempo e é bastante demandada pelos campi, uma vez que o ingresso via Sisu tem trazido resultados pouco satisfatórios. Ainda conforme informações do Instituto, um dos problemas é que o sistema unificado muitas vezes não atende às necessidades dos arranjos produtivos locais, já que pessoas provenientes de outras cidades ou estados dificilmente se fixam nos municípios do IFSC após a conclusão dos estudos. Outro problema é a dificuldade de preenchimento das vagas.

Contudo, não há perspectiva de que o Sisu seja deixado de lado como forma de ingresso nos cursos superiores. “O Sisu tem aspectos positivos e fazer uma troca abrupta não parece a decisão mais acertada.

De acordo com Giselli, o que está definido é que o vestibular unificado será lançado via edital único das duas instituições, com mesmo calendário de provas. Em breve serão liberados mais detalhes a respeito da seleção cujo ingresso de candidatos será me 2023.

Publicidade
Sair da versão mobile