UFMA anuncia retomada das atividades de forma remota ou híbrida, em setembro

UFMA

UFMA (foto www.portais.ufma.br)

A UFMA, Universidade Federal do Maranhão, divulgou a retomada das atividades por meio de forma remota e/ou híbrida, em setembro.

Conforme calendário acadêmico, o primeiro semestre de 2020 retornará no dia 14 de setembro e será encerrado no dia 19 de dezembro. No período de 9 a 11 de setembro, será a acolhida virtual, realizada por cada curso de graduação.

Anúncio

Atividades remotas

As atividades acadêmicas serão de forma remota e/ou híbrida, cujo sistema de ensino adotado, temporariamente, visa desenvolver os componentes curriculares possibilitando a interação discente-docente-conhecimento.

De acordo com a UFMA, o ensino remoto é, prioritariamente, mediado por tecnologias na educação, já o híbrido, realizado de forma planejada, são ações presenciais e remotas, que reduzem a convivência dos envolvidos no mesmo espaço físico, com a finalidade de viabilizar o processo ensino-aprendizagem.

Ainda de acordo com a Universidade, o primeiro semestre de 2020 será reprogramado, em consonância com o calendário acadêmico que foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Os colegiados de cada curso de graduação deverão definir a oferta e o planejamento acadêmico do processo de Ensino Emergencial Remoto e/ou Híbrido. Junto às subunidades acadêmicas, eles podem também cancelar os componentes curriculares que não serão ofertados nesse formato; ofertar novas turmas de componentes curriculares originalmente não previstos, mediante anuência da subunidade acadêmica ofertante, avaliar e/ou alterar o número de vagas originalmente previsto nas turmas que serão ofertadas no formato de Ensino Emergencial Híbrido, entre outras ações que podem ser realizadas por cada curso.

Publicidade

A pró-reitora de ensino, Isabel Ibarra explicou que “A maioria dos cursos vai definir que tipo de ensino emergencial será retomado neste momento, se será o híbrido, ou seja, parte presencial e parte virtual (para aqueles cursos que têm mais necessidade de aulas presenciais, como o uso de laboratórios, atividades práticas, estágios) ou remota, que serão aulas totalmente virtuais, com o uso da internet”.

Ela destacou ainda que, no caso das aulas presenciais, será necessário obedecer à portaria que regulamenta as condições sanitárias, de acordo com a Organização Mundial de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Anúncio

Ainda de acordo com o documento, o segundo semestre de 2020 ocorrerá no período de 8 de fevereiro a 30 de abril de 2021, e a acolhida virtual será de 1º a 5 de fevereiro. O primeiro semestre do período letivo de 2021 está previsto para iniciar no dia 10 de maio.

Sair da versão mobile