UFJF divulga novo conteúdo programático para o PISM 2023, veja quando sai o local de provas

UFJF

UFJF (foto http://www.ufjf.br)

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou o novo conteúdo programático referente ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As referidas alterações serão válidas apenas para 2023 para os inscritos no módulo I. Portanto, não há mudanças para as avaliações previstas em 2022, que serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro.

O novo conteúdo programático do Pism reflete as mudanças curriculares do Ensino Médio, levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo adotado em Minas Gerais.

Anúncio

De acordo com a coordenadora da Copese, Katiuscia Antunes, o documento apresenta os conhecimentos, objetos e habilidades previstos para cada ano. Dessa forma, tanto as escolas quanto os próprios candidatos que irão começar o Ensino Médio em 2023 podem embasar seus estudos para as provas, de acordo com seu módulo correspondente. Além da apresentação das grandes áreas, o documento traz tabelas indicativas com a descrição de cada tópico estruturante do conhecimento.

Conforme Katiuscia há o caráter progressivo da implantação da mudança, segundo ela, “no próximo ano, só os inscritos no módulo I seguem o novo conteúdo programático. Os demais ainda fazem as avaliações baseadas na proposta que ainda estava em vigor no momento em que se inscreveram no Pism”.

Provas

Conforme edital, o programa, que prevê provas ao final de cada ano do Ensino Médio, será aplicado nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022 para os candidatos de todos os módulos, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda.

Publicidade

Comprovante definitivo de inscrição

O comprovante definitivo de inscrição deve ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir de 8 de novembro de 2022 até somente às 12h do último dia de provas.

Resultados

A previsão é de que as notas das provas do Módulo III do Pism sejam liberadas em 19 de janeiro de 2023.

Anúncio

Demais informações podem ser conferidas no Edital PISM UFJF 2023. O prazo final de inscrição e de isenção de taxa foram alterados por meio da retificação do edital.

Sair da versão mobile