UFBA em parceria com a Polícia Militar desenvolve o projeto Vid@ na Covid

UFBA Projeto Vid@ na Covid

UFBA

O Projeto Vid@ na Covid (parceria da UFBA e Polícia Militar) é financiado pela Capes; e ao longo da pandemia do novo coronavírus, levou profissionais de diversas áreas a desempenhar suas atividades de forma diferente.

Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde capacita monitores para desenvolverem, um trabalho de acolhimento e acompanhamento de mulheres, vítimas de violência doméstica, por meio do telefone.

Anúncio

Com base nas respostas dos questionários, os voluntários elaboraram uma cartilha com orientações para melhorar a saúde física e mental das mulheres atendidas. Por telefone, são transmitidas informações de saúde e orientações sobre as formas de prevenção, sinais e sintomas de Covid-19.

Com tal medida, os enfermeiros conseguem ajudá-las a distância, mesmo neste momento de isolamento social, de forma a oferecer um cuidado mais próximo às mulheres que sofrem violência doméstica.

O Projeto Vid@ na Covid foi idealizado a partir da vivência de Nadirlene Gomes, que é coordenadora do programa. Sua quarentena foi iniciada em Portugal, enquanto fazia estágio como professora visitante pela Capes. Ao voltar para o Brasil, com as experiências adquiridas, o projeto começou a tomar forma.

Publicidade

Para a idealizadora do projeto, é uma forma de reduzir o distanciamento e levar ajuda capacitada às famílias, pois no período de quarentena é percebido maior dificuldade de acesso ao suporte institucional, mas também ao suporte social, seja para aquele amigo ou, vizinho, além de suporte religioso, que em tempo de pandemia fica muito mais comprometido.

A ação conta com a parceria das Universidades do Estado da Bahia (Uneb) e a Federal do Vale do São Francisco (Univasf); e conta com aproximadamente 50 participantes, sendo quatro bolsistas da Capes. Os materiais produzidos estão disponíveis para serem utilizados por outros grupos que recebem o treinamento oferecido pelos integrantes do projeto.

Anúncio
Sair da versão mobile