UEPA encerra a inscrição do Prosel 2023

Uepa (Imagem: Divulgação)

Universidade do Estado do Pará (UEPA) encerra a inscrição do Processo Seletivo (Prosel) 2023.

Conforme edital, as vagas ofertadas são destinadas aos candidatos que já concluíram o ensino médio ou estão concluindo a última série do Ensino Médio ou equivalente, referente ao período letivo de 2022.

Anúncio

Os estudantes deverão participar do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. Os candidatos que optarem pelo curso de Música deverão realizar um Exame Habilitatório no dia 11 de dezembro.

Isenção de taxa

Os candidatos com Hipossuficiência Econômica, Servidores da Uepa e seus dependentes e Pessoas com Deficiência (PcD) puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 6 de novembro.

A isenção de taxa será concedida, automaticamente, aos candidatos que a solicitarem, por terem concluído, ou estarem concluindo em 2022, o Ensino Médio em instituições públicas de ensino localizadas no Pará.

Publicidade

Inscrição

A inscrição será realizada até hoje, 24 de novembro de 2022, por meio do site da Universidade, com taxa de R$60, que deverá ser paga até o dia 18 do mesmo mês.

Anúncio

Vagas oferecidas

Nesta edição, a Uepa oferta 3.768 vagas, em 28 cursos, sendo 1.438 para a capital e 2.330 para o interior. O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) terá 1.908 vagas nos seus cursos de Licenciatura e Bacharelado, seguido pelo Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), com 950 vaga e, por fim, os cursos da saúde, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), somam 910 vagas.

Cotas étnico-raciais

A grande novidade do Prosel deste ano é a implantação das cotas étnico-raciais no processo de seleção dos novos alunos. Serão destinados 20% das vagas para os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem como negros ou indígenas e que cursaram ou estão concluindo integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em instituições públicas de ensino.

Publicidade

Reserva de vagas

A Uepa reserva ainda 30% das vagas ofertadas para as cotas socioeconômicas, destinadas a candidatos, que cursaram ou concluíram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares, ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos, em instituições públicas de ensino.

Será atribuído ainda um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2022, aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no Estado do Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente), ou ainda que obtiveram a certificação do ensino médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no Estado do Pará.

Anúncio

Conforme edital, estará automaticamente eliminado do Prosel 2023 o candidato que faltar em pelo menos um dia de prova do Enem 2022; obtiver nota inferior a 400 na Redação do Enem 2022 ou média aritmética das notas das áreas de conhecimento do Enem 2022 inferior a 400.

Anúncio

Resultado final

O resultado final do Prosel 2023 será divulgado em uma data a ser definida, assim como o período de matrícula dos novos calouros e as chamadas subsequentes.

Demais informações podem ser conferidas no Edital UEPA Prose 2023.

Sair da versão mobile