Saque emergencial do FGTS de R$1.100 será liberado este mês?

Desde o início do ano os trabalhadores estão na expectativa para a liberação do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A medida permitiu que mais de 60 milhões de trabalhadores retirassem até um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020) das contas vinculadas ao contrato de trabalho.

Esse ano a medida também era esperada, após declaração do governo no final de 2020, em que estava estudando a liberação do saque em decorrência da pandemia, bem como com o fim do auxílio emergencial em questão no mesmo período. A expectativa ainda é de que fossem mantidas as regras, permitindo que os trabalhadores pudessem resgatar até um salário mínimo das contas vinculadas ao fundo.

Anúncio

Saque emergencial não está nos planos do governo

Apesar da expectativa dos trabalhadores, bem como pela projeção de liberação do governo, o ministério da Economia informou que não possui planos para liberação do saque emergencial do FGTS para este ano.

“Não há liberações extraordinárias de saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizadas”, afirmou o Ministério em nota.

Publicidade

Vale lembrar que quando o governo projetou a liberação do saque emergencial do FGTS, diversos benefícios estavam chegando ao fim, como o auxílio emergencial, o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), a antecipação do 13º salário do INSS já havia sido concluída.

Logo, este ano o governo acabou envolvendo seus esforços para reeditar as principais medidas de contenção aos efeitos da pandemia na economia do país, o que contribuiu para que o governo não trabalhasse na liberação do saque emergencial do FGTS, visto que, uma nova liberação do saque extraordinário poderia comprometer a sustentabilidade do fundo.

Anúncio
Sair da versão mobile