Saque do FGTS: veja como consultar o saldo da sua conta do fundo

O Saque Extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi liberado neste ano de 2022 para os trabalhadores que possuem algum saldo disponível nas suas contas que são vinculadas ao Fundo.

O Governo Federal realizou os depósitos do benefício social de distribuição de renda entre os meses de abril e junho deste ano. Uma sequência de pagamentos que contemplaram um número de aproximadamente 42 milhões de trabalhadores.

Anúncio

De acordo com informações do calendário de liberação do Governo, o resgate dos valores do FGTS podem ser realizados até o dia 15 de dezembro de 2022. Entretanto, caso esses valores não sejam sacados, eles devem retornar para as contas, com as devidas correções.

Saldo do FGTS – Como consultar?

Para fazer a consulta do saldo do FGTS, é muito simples. Isso por que o processo da consulta do valor FGTS pode ser feito de forma 100% online. Logo em seguida, confira o passo a passo sobre como fazer a consulta pelos 2 (dois) canais disponíveis.

Publicidade

Pelo Site do FGTS

  1. Entrar no site www.fgts.caixa.gov.br
  2. Na página inicial, ir até “Saque Extraordinário do FGTS” e clicar na opção de “Consulte aqui
  3. Informar o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) ou o número do PIS (Programa de Integração Social)
  4. Clicar em “Não sou um robô” e clicar na opção de “Continuar
  5. Se o sistema solicitar a identificação de imagens, identifique elas e vá até a opção de “Verificar
  6. Digitar a sua senha e clicar em “Continuar
  7. Feitos os passos que foram indicados logo acima, o sistema irá informar se você tem direito ao saque do FGTS e como deve ocorrer o procedimento

Pelo Aplicativo do FGTS

  1. Baixar ou atualizar o aplicativo do FGTS, se já o tiver instalado no aparelho celular
  2. Abrir o aplicativo, clicar em “Entrar no aplicativo”, e clicar em “Continuar
  3. Informar o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física), ir até “Não sou um robô” e, logo depois, clicar em “Próximo
  4. É possível que o sistema peça a identificação de imagens. Se isso acontecer, selecione as imagens pedidas e clique em “Verificar
  5. Logo na sequência, se deve informar a senha e clicar em “Entrar
  6. Irá aparecer uma mensagem com informações sobre o saque extraordinário do FGTS, clicar em “Entendi
  7. Na tela inicial, clicar na opção do “Saque Extraordinário
  8. Logo em seguida, irá aparecer qual a quantia que estará disponível para o saque
  9. Clicar em “Ver contas FGTS liberadas”, se for o caso de querer saber de quais contas do fundo de garantia o dinheiro será debitado
  10. Para liberar o dinheiro, é só voltar para a tela anterior e clicar na opção de “Solicitar saque
  11. Para finalizar, clicar em “Confirmar

O saque do FGTS é obrigatório?

O Saque do FGTS (Fundo de Garantia ao Tempo de Serviço) é facultativo para o trabalhador. Portanto, cabe a esse trabalhador fazer o saque do dinheiro ou não. E, então, se caso o cidadão não estiver interessado em fazer esse saque, ele deve informar a sua decisão por meio do próprio aplicativo do FGTS, ou nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Simples assim.

Ainda que o crédito tenha sido realizado por meio da chamada Conta Poupança Social Digital do aplicativo Caixa Tem, o trabalhador pode, mesmo nesse caso, fazer a opção por desfazer o crédito automático. Para isso, basta acessar os canais que foram mencionados anteriormente até o dia 10 de novembro de 2022.

Anúncio

Por fim, é importante destacar que é possível não somente fazer a movimentação dos valores depois que eles foram creditados. Nesse sentido, a questão é que, logo depois do dia 15 de dezembro deste ano, os recursos financeiros liberados para o FGTS serão retornados para as contas do fundo, com as devidas correções.

Sair da versão mobile