Saque-aniversário do FGTS: vale a pena antecipar o benefício?

O Saque Aniversário do FGTS é uma modalidade relativamente nova de retirada de dinheiro do fundo de garantia. Com isso, uma boa parte dos trabalhadores podem até desconhecer como ela funciona. Porém, o seu funcionamento é muito simples de compreender.

O Saque Aniversário nada mais é do que uma forma de sacar o dinheiro do fundo de garantia antecipadamente. Assim, o trabalhador que está inscrito nessa modalidade pode sacar os seus valores do fundo de garantia antes, em todos os anos.

Anúncio

Antes de tudo, é importante ao trabalhador saber que ele é livre para escolher qual é a melhor forma de saque do FGTS. Nesse sentido, ele pode se inscrever no Saque Aniversário, ou continuar com as mesmas regras de anteriormente. Esta é uma decisão que, acima de tudo, cabe somente ao trabalhador. Afinal, cada um sabe qual é o melhor caminho financeiro para si mesmo.

Todas as vezes que uma nova modalidade de saque do FGTS é anunciada pelo Governo Federal, é provável que hajam mais dúvidas do que certezas. Sob o mesmo ponto de vista, é normal que os trabalhadores fiquem na dúvida sobre fazer parte do Saque Aniversário ou não. Então, é muito importante refletir antes de tomar uma decisão definitivamente.

Publicidade

Saque Aniversário vale a pena?

A princípio, o Saque Aniversário do FGTS pode parecer uma alternativa muito vantajosa. Porém, esta modalidade também tem as suas ressalvas. Desde já, é importante deixar claro que este saque não é integral. Ou seja, o trabalhador do Saque Aniversário não pode tirar todo o dinheiro que está disponível na sua conta do fundo de garantia, ou seja, trata-se de um saque parcial.

Além disso, o trabalhador que se inscreve no Saque Aniversário perde o direito de fazer o saque integral do FGTS no caso de demissão sem justa causa. Então, se o trabalhador vier a ser demitido dessa forma por exemplo, ele deixa de contar com o saque integral do fundo, uma vez que já vinha fazendo saques parciais anteriormente.

Anúncio

Obviamente, apesar disso, o Saque Aniversário do FGTS continua a ter maiores vantagens para alguns trabalhadores. Portanto, quando esse for o caso, o trabalhador pode manifestar o seu interesse diretamente para a Caixa Econômica Federal (CEF).

Ao passo que o trabalhador comunica para a Caixa a sua vontade de participar do Saque Aniversário, ele precisa seguir as datas de liberação.

Publicidade

Calendário Completo do Saque Aniversário do FGTS

Logo abaixo, veja o calendário completo do Saque Aniversário do FGTS, organizado do mês de janeiro até dezembro de 2021.

Trabalhadores que nasceram no mês de janeiro
Data do Saque: De janeiro até o dia 31 de março de 2021

Anúncio

Trabalhadores que nasceram no mês de fevereiro
Data do Saque: De fevereiro até o dia 30 de abril de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de março
Data do Saque: De março até o dia 31 de maio de 2021

Anúncio

Trabalhadores que nasceram no mês de abril
Data do Saque: De abril até o dia 30 de junho de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de maio
Data do Saque: De maio até o dia 30 de julho de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de junho
Data do Saque: De junho até o dia 31 de agosto de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de julho
Data do Saque: De julho até o dia 30 de setembro de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de agosto
Data do Saque: De agosto até o dia 29 de outubro de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de setembro
Data do Saque: De setembro até o dia 30 de novembro de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de outubro
Data do Saque: De outubro até o dia 31 de dezembro de 2021

Trabalhadores que nasceram no mês de novembro
Data do Saque: De novembro de 2021 até o dia 31 de janeiro de 2022

Trabalhadores que nasceram no mês de dezembro
Data do Saque: De dezembro de 2021 até o dia 28 de fevereiro de 2022

Sair da versão mobile