Revalida 2020: Mais de 15.000 candidatos farão a prova em dezembro

Revalida

Revalida (foto www.inep.gov.br)

O Revalida 2020 terá a participação de mais 15.000 pessoas, que se inscreveram para o exame, que serve para validar o diploma de medicina, obtido fora do Brasil.

O número representa 114% a mais do que havia sido registrado na última edição do exame, cujos dados foram divulgados nesta quarta-feira (28), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Anúncio

Apesar de a legislação em vigor prever o exame a cada seis meses, o Revalida não é realizado desde 2017.

Em 2017, o exame contou com 7.380 inscritos, dos quais 393 foram aprovados. Em 2020, 15.482 candidatos estão inscritos para as provas em dezembro.

Entre os candidatos inscritos estão:

Os inscritos obtiveram seus diplomas de medicina em 63 países diferentes. Os três principais são:

Para quem é feito o Revalida?

Qualquer brasileiro ou estrangeiro, que possui diploma de medicina obtido no exterior, e está em situação legal no Brasil, poderá fazer a prova.

Publicidade

Prova

A prova teórica será realizada no dia 6 de dezembro de 2020.

Segunda Etapa

A segunda etapa contará com edital próprio e só poderá ser feita pelos participantes aprovados nas provas teóricas.

Anúncio

Quem reprovar na segunda fase poderá se reinscrever diretamente nesta etapa, nas próximas duas edições consecutivas do exame — anteriormente, era necessário realizar todo o processo desde o início.

Local de Provas

A 1ª Etapa do Revalida 2020 será aplicada nas cidades de Belém/PABelo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

Publicidade

A 1ª Etapa é composta pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas: uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha (P1), e outra discursiva, composta por 5 questões discursivas (P2).

Sair da versão mobile