Receita Federal: Aplicativo para melhoria dos serviços e acesso às informações

A Receita Federal simplificou e centralizou o acesso aos serviços e informações prestadas ao cidadão.

Os serviços relacionados a CPF, Imposto de Renda e agendamento de atendimento, agora podem ser verificados no novo aplicativo do órgão, que tem por objetivo evitar que o contribuinte perca tempo buscando vários canais para ter acesso aos serviços.

Anúncio

A nova ferramenta para celulares permite que o cidadão tenha na palma da mão, de forma centralizada, as diversas funcionalidades oferecidas pelo órgão. Por meio do app, o usuário pode, por exemplo, acompanhar processos, acessar o e-Social e encontrar unidades da Receita Federal, além de ler as notícias relacionadas ao órgão.

O aplicativo tem dois grupos de serviços, os que precisam de senha e aqueles que não precisam. Nos serviços sem senha estão consultas de CPF e CNPJ. Nos com senha, será necessário entrar com conta do gov.br.

Ao acessar a sua conta gov.br, o aplicativo identificará quem é a pessoa e vai exibir uma listagem com a situação desse CPF em diversos sistemas da Receita Federal. Mostrará como está o CPF, as declarações de imposto de renda, as restituições, se tem algum agendamento próximo, se tem algum processo em andamento.

Publicidade

Centralização de serviços

O novo aplicativo (disponível na Apple Store e Googleplay) reúne várias funcionalidades já disponíveis nos aplicativos IRPF, e-Social Doméstico, e-Processo, Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação (PerDcomp). Além disso, ele ainda conta com os sistemas Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Física (CAEPF) e Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento (Saga).

De acordo com a RF, por enquanto, ainda é preciso manter esses outros aplicativos instalados no dispositivo móvel para ter acesso a algumas funcionalidades no aplicativo Receita Federal. A expectativa é que até o final de 2022 todas as funcionalidades dos principais aplicativos já estejam unificadas no da Receita Federal.

Anúncio
Sair da versão mobile