Quando abre a inscrição do Sisu 2023.2?

Quando abre a inscrição do Sisu 2023, cujo Sistema de Seleção Unificada, é gerenciado pelo MEC. O Sistema de Seleção utiliza as notas do Enem para classificação dos candidatos para ingresso nas universidades públicas brasileiras.

Na primeira edição de 2023, houve a participação de 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Foram oferecidas 6.402 opções de cursos de graduação, e 226.399 vagas.

Inscrição Sisu 2023.2

As inscrições para o Sisu 2023.2 geralmente são realizadas no mês de junho, por meio do site oficial do processo seletivo do MEC.

Anúncio

Como se inscrever?

O candidato deverá acessar o site do Mec e especificar:

  1. Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
  2.  A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
    • às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
    • b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
    • c) às vagas destinadas à ampla concorrência.

Quem poderá se inscrever no Sisu 2023?

O estudante para poder fazer a inscrição, que estará disponível por meio do acesso único, deve participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e não zerar a redação.

Publicidade

Classificação 

Conforme edital da seleção estão abaixo os critérios para a classificação de candidatos no Sisu:

Anúncio
  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Como é o cálculo da nota de corte?

O Sistema calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso, baseado no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Sair da versão mobile