INSS prorrogou mais uma vez o prazo para realizar a prova de vida pelos aposentados e pensionistas

De acordo com o artigo 6° da Portaria publicada nesta terça-feira (28), “a partir de julho de 2022, em caso de ausência de comprovação de vida no mês de aniversário do titular do benefício, os créditos mensais da segunda e da terceira competências subsequentes serão encaminhados à rede pagadora com marca de bloqueio, inclusive para aqueles com mês de aniversário de janeiro a junho de 2022”.

Os titulares de benefícios, cujo vencimento da última comprovação de vida for até a competência dezembro de 2021 deverão realizá-la de forma escalonada, antes da data de início de bloqueio, de acordo com cronograma divulgado junto com a portaria.

Anúncio

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que aproximadamente 36 milhões de beneficiários devem fazer a prova de vida anualmente para não correr o risco de ter o pagamento suspenso.

Como fazer a prova de vida do INSS?

Em 2022, a prova de vida poderá ser realizada diretamente pelo celular, inclusive, este é o procedimento recomendado. Tal procedimento será realizado por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Além disso, clientes do Banco do Brasil (BB) podem fazer o tal processo por meio do app da instituição.

Publicidade

No entanto, para poder realizar o processo por meio das vias digitais é preciso possuir a Biometria facial ou digital cadastrada no Detran, ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso contrário, a comprovação deve ser feita presencialmente no banco responsável pelo pagamento do respectivo benefício.

De acordo com as regras, para aqueles que possuem dificuldade de locomoção, a prova de vida deverá ser feita por um representante legal ou procurador do segurado, todavia, estes devem estar habilitados pelo órgão.

Anúncio
Sair da versão mobile