PIS/PASEP 2019: Será liberado em março, veja como consultar e sacar os valores

Na última semana, o governo federal iniciou a liberação dos pagamentos do abono salarial referente ao ano base de 2020. No entanto, há cerca de 320 mil brasileiros que ainda não retiraram a quantia referente ao ano base de 2019, e para esse grupo o prazo será encerrado em março.

Anualmente, o governo federal realiza os pagamentos do PIS/PASEP para todos os trabalhadores que possuem carteira assinada. No entanto, é preciso ficar atento ao prazo máximo de saque, que normalmente acontece após 360 dias do depósito. Os beneficiários do ano base 2019 deverão retirar a quantia até o dia 31 de março.

Anúncio

Como solicitar o PIS/PASEP de ano vencido?

O processo de retirada do valor pode ser feito de forma presencial, e para isso é preciso ir até uma das unidades de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência, solicitar a abertura de recurso administrativo, para o reenvio do valor para a Caixa, ou para o Banco do Brasil.

De acordo com dados divulgados pelo governo federal, há aproximadamente R$ 208 milhões de R$ 320 mil trabalhadores retidos. Esse grupo deveria ter feito o saque até o dia 30 de junho de 2021, mas não procuraram pela quantia.

Outra forma de solicitar o pagamento é por meio do Alô Trabalhador. Nesse caso, basta ligar para o 158 e requerer o depósito. Há ainda o portal eletrônico, onde é preciso dar entrada no recurso administrativo por meio do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br.

Publicidade

Calendário de pagamento Pis 2022

Veja abaixo a liberação dos valores referentes ao abono salarial:

Sair da versão mobile