PIS 2022: Quem pode receber? Veja a tabela de pagamentos

Os trabalhadores que tem o direito de receber o PIS (Programa de Integração Social) já podem fazer o respectivo saque dos valores que são referentes ao ano base 2020.

Em primeiro lugar, para quem não sabe, a Caixa Econômica Federal (CEF) fez o repasse dos valores do abono salarial logo no começo desse ano de 2022. Porém, esse é um repasse que foi feito de forma atrasada. Isso por que os pagamentos do programa social chegaram a ser suspensos pelo Governo Federal durante a pandemia do novo vírus, com o objetivo de destinar recursos financeiros para auxiliar outros campos da economia do país como um todo.

Anúncio

Quem tem o direito de receber o PIS esse ano?

Primeiramente, é importante destacar que devem receber os valores do PIS nesse ano, os trabalhadores que exerceram atividades formais, em setor privado, no ano de 2020. Afinal, para os pagamentos do PIS deste ano, o ano-base é 2020, e não o ano anterior (2021).

De acordo com as informações do Ministério do Trabalho, um número de pouco mais de 400 mil trabalhadores brasileiros ainda não fizeram o saque dos valores do PIS das suas respectivas contas.

Publicidade

E, ainda de acordo com informações oficiais, os pagamentos começaram a ser feitos no mês de fevereiro, e foram encerrados logo no mês seguinte. Ou seja, em março de 2022. No entanto, os beneficiários ainda podem fazer o saque dos valores do PIS deste ano até o dia 29 de dezembro de 2022.

Quem tem direito a receber o PIS 2022 são os trabalhadores que:

Anúncio

Tabela do PIS 2022 (ano base 2020)

Primeiramente, a tabela do PIS 2022 define o valor do PIS a ser recebido neste ano de 2022, mas de acordo com os meses que foram trabalhados no ano de 2020, que é, portanto, o ano base. Ou seja, a referência.

Por fim, é importante destacar que, ao menos atualmente, o valor de R$ 1.212,00 reais se configura como o valor máximo a ser pago a título de PIS exatamente por que é este o valor do salário mínimo atual. Nesse sentido, o valor do salário mínimo vigente é a referência que é utilizada pelo Governo Federal para realizar os pagamentos do PIS, em relação ao seu piso mínimo e teto máximo.

Publicidade
Sair da versão mobile