Guedes pretende custear programas sociais com a venda de ações da Petrobrás

Petrobrás (foto https://petrobras.com.br/pt/)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que pretende custear programas sociais vendendo ações da Petrobras, conforme ideia defendida em Washington na quarta-feira (13).

O Ministro pretende custear programas sociais vendendo ações da Petrobras, pois segundo ele trata-se de uma alternativa para a privatização completa da petroleira, visto que “quando o preço dos combustíveis sobe, os mais frágeis estão com dificuldade”.

Anúncio

Ainda segundo Guedes, que foi à capital dos Estados Unidos por conta do Fundo Monetário Internacional (FMI), “não faz sentido o país ficar mais rico e o pobre ficar mais pobre”.

Ainda segundo ele, há a pretensão de levar a petroleira para o novo mercado, porém, o governo controla a companhia por meio de ações ordinárias.

Vale lembrar que a Petrobras é uma companhia de capital misto, ou seja, o governo é o acionista majoritário, mas também tem que atender a interesses privados.

Publicidade

Ele destacou que “no novo mercado, os cálculos são que a Petrobras pode ganhar entre R$ 100 bilhões e R$ 150 bilhões de valor adicional.

Outro ponto que foi enfatizado pelo ministro diz respeito ao preço da commodity que está subindo e isso valoriza a companhia. Também defendeu a criação de uma corporation, que “é o mesmo recurso utilizado na Eletrobras, que precisou ser capitalizada”.

Anúncio

No entendimento de Guedes, com a Petrobras privatizada acabará essa diferença entre ações ordinárias e preferenciais.

Ele elencou que o governo tem hoje o controle, e pode continuar com a golden share. “Na hora em que as ações ficarem todas da mesma qualidade, o mercado vai aplicar um múltiplo de empresa privada, e vai valer muito mais”.

Publicidade

Ações

Com esse movimento, segundo ele, toda vez que o combustível subir, as ações da Petrobras passam a valer mais, o governo vende um pouco e custeia alguns programas.

O Ministro foi enfático ao dizer que a privatização de todas as estatais, incluindo a Petrobras, pode ser usada para transferir riquezas aos mais pobres.

Anúncio

Ele cogitou ainda a possibilidade de criar um fundo de combate à pobreza a partir dos lucros com ações de estatais como Petrobras e Caixa Seguridade.

Sair da versão mobile