Pagamento da terceira parcela do Auxílio Emergencial começa dia, 27 de junho

A terceira parcela referente ao Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600, começa ser depositada nas contas da poupança social digital neste sábado, dia 27 de junho.

Esse primeiro lote atenderá 31 milhões de pessoas que receberam a primeira parcela até 30 de abril. O saque em dinheiro terá início no dia 18 de julho e será encerrado no dia 19 de setembro, de acordo com a data de nascimento.

Anúncio

Calendário de Pagamento Auxílio Emergencial

O calendário de pagamento da terceira parcela do auxílio pago pelo Governo Federal foi detalhado nesta sexta-feira (26) pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

O presidente da Caixa explicou que há um esforço crescente para fazer o recurso do auxílio emergencial chegar à população de forma rápida e com segurança. “Muito importante que tenhamos esse equilíbrio entre pagar o mais rápido possível e preservar as vidas via redução de filas. Com o pagamento digital, já conseguimos acelerar ao máximo os pagamentos”, disse.

Novo lote da Segunda Parcela

No sábado também será feito o pagamento de novo lote da segunda parcela para 8,7 milhões de beneficiários e também para 1,1 milhão de pessoas que têm direito a primeira parcela.

Publicidade

Terceira parcela

Do dia 27 de junho até o dia 4 de julho a terceira parcela do auxílio será depositada nas contas da poupança social digital para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. O depósito é feito de acordo com o mês de aniversário.

O primeiro grupo é dos nascidos em janeiro e fevereiro que receberam a primeira parcela até o dia 30 de abril e não são beneficiários do Bolsa Família.

Anúncio

Para quem quer fazer saque em dinheiro, os pagamentos serão de 18 de julho até 19 de setembro. O pagamento começa pelos beneficiários nascidos em janeiro.

Segundo o presidente da Caixa, a expectativa é que no pagamento dos próximos lotes, 60% do volume de recursos seja gasto antes da liberação do saque. “Não podemos acelerar esse calendário em relação a permissão do saque, senão, certamente teremos aglomerações e, nesse momento de pandemia, é uma cosia inaceitável”, explicou.

Publicidade

Os beneficiários do Bolsa Família seguem um calendário diferente; e para esse grupo, o pagamento da terceira parcela será finalizado no dia 30 de junho.

Balanço do Auxílio Emergencial

O total repassado aos beneficiários do auxílio emergencial já totaliza R$ 90,8 bilhões, desde o dia 9 de abril, quando teve início o pagamento. “Um valor sem precedentes. Ao redor de três vezes o valor anual do Bolsa Família pago até hoje”, conforme dados do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Anúncio

Até agora, 64,1 milhões de brasileiros já foram beneficiados. Segundo Guimarães, esse número irá aumentar já que o governo iniciará o pagamento da primeira parcela do benefício para 1,1 milhão de novos aprovados.

O auxílio emergencial possui 108,4 milhões de pessoas cadastradas. Desse total, 106,3 milhões de pedidos foram processados. Até agora, 42,2 milhões de pessoas foram consideradas inelegíveis. Ainda há 2 milhões de pedidos em análise e 1,3 milhão em reanálise.

Anúncio
Sair da versão mobile