O que é papel kraft e para que ele serve?

O papel kraft está presente em diversos setores, sendo um dos mais utilizados na indústria de embalagens, visto que é um dos tipos de papel mais resistentes. Pelo fato de o material apresentar diversas vantagens para os empresários, ele atrai cada vez mais interessados independente do ramo, seja de sacola, papelaria e inclusive de eventos. Isso porque, além de sua resistência ele pode ser produzido com acabamentos específicos aumentando ainda mais sua versatilidade.

Contudo, mesmo já sendo conhecido é comum surgirem dúvidas e confusões quando falamos sobre o papel kraft. Por isso, continue lendo esse post e aprenda de uma vez por todas o que ele é e para que serve.

Anúncio

O que é o papel kraft?

O papel kraft é formado por uma mistura de diferentes tipos de fibras de celulose, tanto curtas quanto longas, encontradas em polpa de madeiras macias. Graças a isso, ele é um dos tipos mais resistentes de papel, como já falado, mas ainda assim consegue ser flexível e macio, facilitando seu processamento em vários tipos de máquinas.

Publicidade

Na maioria dos casos, a celulose que é utilizada no papel kraft não passa por processos de branqueamento, sendo ele muito conhecido também por sua cor natural, a marrom. Além de ser diferente dos demais por sua cor, é essa característica que faz com que ele atenda aos vários setores existentes.

Para que serve?

Anúncio

Ele é muito conhecido por substituir as sacolas de plástico, sendo encontrado em locais diversos, desde supermercados, até as lojas mais sofisticadas.

Em sua versão natural ele é muito utilizado em embalagens de brindes, caixas e inclusive em impressões digitais para eventos ou marcas. Além disso, alguns produtos de papelaria, como pastas, também são feitos com o papel kraft.

Publicidade

Outro setor que sabe utilizar muito bem o papel kraft é o de moda. Antes de lançar uma coleção, os estilistas usam papeis de risco para poder fazer moldes e visualizar as peças em outro formato. Por ser resistente, o papel kraft é muito utilizado para servir como o papel de risco. Ele ainda é utilizado como matéria-prima, como no caso da produção de papel ondulado, que pode auxiliar na proteção dos móveis, entre outras funções.

O papel kraft é comercializado para o consumidor em formato de bobina, principalmente para fabricantes de sacolas, mas ele também pode ser gomado, betumado, impregnado, etc. Ele ainda possui diversas classificações, como natural, multifolhado, liso, colorido, extensível, de primeira ou segunda qualidade, branco e monolúcido, ou seja, ele atende muitas necessidades e é uma ótima opção par empresas.

Anúncio

Por que utilizar?

Como falado, o papel kraft possui diversas vantagens e é muito utilizado em diversos setores, veja alguns de seus benefícios:

Anúncio

Versátil

Por poder ser modificado facilmente, ele assume diferentes formatos, como já citado. Sendo assim, ele se torna um produto personalizado e você ainda pode decorá-lo de acordo com seus gostos e necessidades. Além disso, existem diversos tipos de papel kraft oferecendo ainda mais versatilidade, visto que você irá adquirir aquele que melhor te atender.

Resistente

Ainda que o kraft seja um material leve e fácil de manusear, ele não deixa de ser resistente. As fibras da celulose que são a base do papel são extremamente eficientes quando o assunto é suportar pesos diferentes dos produtos. Por isso que ele é tão utilizado no ramo de embalagens e embrulhos! Além disso, todos os tipos são resistentes, variando minimamente entre eles. Se está em dúvida, fique tranquilo, pois as gramaturas e resistências estão especificadas em cada tipo.

Sustentável

Além de contribuir com a sustentabilidade, sua marca ainda será reconhecida por isso. Sacolas comuns de plástico demoram centenas de anos para se decomporem na natureza, já o papel kraft demora em torno de 3 a 6 meses. Além disso, ele pode ser reutilizado de várias formas e depois ainda pode ser reciclado, transformando-se em outros objetos.

Esteticamente agradável

Sua cor natural oferece maior elegância às embalagens e cartões de visita. Ele é muito recomendado para aqueles que desejam promover requinte com toques rústicos, sendo utilizado em convites e em caixas para guardar lembrancinhas. Ele sempre se destaca e agrada a todos que o utilizam.

Diferença entre o papel kraft e outros tipos

Existem ainda outros tipos, como o papel pardo e o papel semi kraft. O primeiro é a mesma coisa que o papel kraft, podendo tornar-se branco e ser utilizado na fabricação de sacos e embalagens. Já o segundo, é produzido por meio de misturas de fibras químicas de kraft virgem e de aparas recicladas, fazendo com que ele perca algumas qualidades e ganhe outras. As bobinas desse segundo tipo estão presentes na indústria de embalagens para proteger produtos e outras aplicações que não necessitem de alta resistência.

Portanto, o papel kraft, como você viu, possui inúmeras vantagens e aplicações, sendo uma ótima opção para substituição de sacolas plásticas para ajudar ainda mais o meio ambiente e facilitar o dia a dia em seu negócio.

Sair da versão mobile