Auxílio Emergencial em análise: veja os motivos

Muitos trabalhadores tem encontrado dificuldade para receber o Auxílio Emergencial pago pelo governo federal. A Caixa Econômica Federal informou que alguns erros tem sido bastante comuns: ter carteira assinada, receber seguro-desemprego ou outros benefícios, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), são alguns dos motivos que levam o governo a negar o auxílio emergencial de R$ 600, pago durante a pandemia do novo coronavírus. Quem tem o benefício negado e não concorda pode fazer a contestação do resultado pelo site Caixa Auxílio Emergencial ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS. Outra opção é fazer uma nova solicitação.

Segundo a Caixa, os motivos para negar o auxílio são:

Anúncio

Erros na hora do cadastro

A Caixa diz que alguns outros erros na hora de preencher os dados do cadastro podem implicar “numa maior demora da verificação” ou fazer com que a resposta seja “dados inconclusivos”, o que exige o preenchimento de uma nova solicitação para corrigir os dados. De acordo com a Caixa, os principais erros de cadastro e preenchimento são:

É preciso aguardar pelo menos três dias para tentar novamente.

Há dados que o trabalhador não consegue mudar Alguns dos erros de cadastro apontados pela Caixa não podem ser corrigidos pelo trabalhador. Isso acontece, por exemplo, com quem não possui informação sobre sexo no cadastro. O cadastro preenchido pelo trabalhador no site ou no aplicativo não pede essa informação. A partir dos outros dados informados, como nome e CPF, o próprio governo consulta suas bases de dados para dizer se a pessoa é do sexo masculino ou feminino. O trabalhador não consegue alterar essas bases de dados. Quem solicita o auxílio também não consegue mudar o cadastro se alguma base do governo que essa pessoa já morreu.

Publicidade

Como consultar o andamento da solicitação?

Além do site da Caixa, a consulta também pode ser feita em www.cidadania.gov.br/consultaauxilio ou consultaauxilio.dataprev.gov.br. Será preciso informar: CPF Nome completo Nome da mãe Data de nascimento.

Sair da versão mobile