Ministério da Saúde abre consulta pública referente a incorporação de exame no SUS

Ministério da Saúde (foto www.gov.br)

O Ministério da Saúde quer saber a opinião dos brasileiros, referente ao novo teste para detecção de Mycobacterium tuberculosis, grupo de bactérias que causa a tuberculose e pode ser resistente a medicamentos contra a doença.

De acordo com o MS, qualquer pessoa ou instituição pode contribuir na consulta, com sugestões, relatos de experiências pessoais ou conteúdo científico.

Anúncio

Também poderá participar pessoas que convivem com a doença, especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde.

Ainda de acordo com o MS, para o diagnóstico da tuberculose, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza teste rápido molecular (TRM-TB), o teste de cultura e a baciloscopia, que detectam a presença da bactéria no escarro do paciente.

Conforme informações do Ministério, a utilização dos testes de sonda em linha, método que investiga tiras de DNA da bactéria, poderia agilizar o início do tratamento em casos de multirresistência a drogas utilizadas contra o agente infeccioso, de acordo com resultados de pesquisas apresentado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).

Publicidade

Consulta pública

As manifestações poderão ser enviadas até 20 de maio de 2021, por meio deste site.

Tuberculose

De acordo com dados do MS, a tuberculose é considerada um grande problema para a saúde pública mundial. Embora a doença possa aparecer em outros órgãos e/ou sistemas do corpo, a maioria dos casos costuma afetar os pulmões. Os principais sintomas são tosse persistente, febre e suor durante a noite.

Anúncio

O Ministério da Saúde elabora o “Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública – Estratégias para 2021-2025”, documento que apresenta recomendações para estratégias de enfrentamento da doença para os próximos cinco anos.

Sair da versão mobile