INSS: veja o provável valor do reajuste para 2021

O salário mínimo para o ano de 2021 é proposto pelo Governo Federal com o valor de 1067 reais. Este aumento indica um aumento de 22 reais em relação ao salário mínimo atual, que é de 1045 reais. Por conta disso, consequentemente, o valor das aposentadorias e das pensões que são pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também deve seguir o valor do salário mínimo. Ou seja, terão um aumento.

Nesse sentido, se o Governo Federal seguir com esta proposta de 1067 reais para o ano de 2021, os aposentados e os pensionistas vão passar a contar com um reajuste de 2,10% para o próximo ano. Com isso, o teto de pagamento do INSS vai passar de 6.101,06 reais para 6.229,18 reais.

Anúncio

É válido ressaltar que o aumento do salário mínimo para 2021 foi definido de acordo com a inflação. O mesmo aconteceu com o salário mínimo atual de 1045 reais, que foi, portanto, definido a partir da inflação que foi registrada no ano passado, em 2019.

Aumento do Salário Mínimo

No ano de 2019, o Governo Federal decidiu colocar um fim na política de reajuste real do salário mínimo. Dessa forma, a partir de então, o valor do salário mínimo se limita a seguir as determinações do texto da Constituição, que fala sobre a preservação do poder aquisitivo do trabalhador. É esse, portanto, o objetivo do aumento do salário mínimo.

Publicidade

O ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso implementou o aumento real do salário mínimo a partir do ano de 1994. A medida foi tomada logo depois da adoção do Plano Real, que instituiu uma nova moeda para o país.

A compreensão de não mais continuar adotando o aumento real do salário mínimo é que, com isso, o Governo Federal consegue atingir um alívio financeiro, pois a partir do aumento do salário mínimo, o reajuste dos benefícios previdenciários e de programas sociais é feito de forma automática. Ou seja, quando o salário mínimo aumenta, uma série de outros benefícios que também são mantidos pelo Governo Federal aumentam consequentemente.

Anúncio

Normalmente, para cada 1 real de aumento que é concedido para o salário mínimo, o Governo Federal aumenta aproximadamente 335 milhões de reais em suas despesas públicas por ano. E, portanto, quando o salário mínimo aumenta, isso também significa um aumento significativo nas despesas anuais do governo.

Por isso, a preocupação do governo em manter o salário mínimo em um limite aceitável é notável, uma vez que o aumento neste índice resulta automaticamente em um aumento nos gastos do governo, principalmente no que diz respeito ao pagamento de benefícios sociais, onde se incluem os proventos de aposentadorias e pensões do INSS.

Publicidade

Aumento do Salário Mínimo nos últimos 10 anos

Nos últimos dez anos, o salário mínimo do trabalhador brasileiro passou por uma sequência de aumentos. Inclusive, em alguns anos, o aumento foi maior, enquanto em outros períodos e transições, esse aumento foi consideravelmente menor. Para ter uma ideia melhor sobre como esses aumentos do salário mínimo aconteceram na última década até o presente momento, veja os registros logo em seguida.

E como já foi falado anteriormente, o salário mínimo de 2021, de acordo com a previsão a que se teve acesso até então, vai ser de 1067 reais.

Anúncio
Sair da versão mobile