INSS: Aposentados e pensionistas vão receber benefício por erro de cálculo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar no dia 4 de maio aos aposentados e pensionistas, a revisão feita sobre um acordo referente aos benefícios concedidos por um erro de cálculo, o erro pode chegar até R$20 mil.

No seu total vão ser dez lotes de pagamentos, dos quais oito já foram liberados. Quem ainda não recebeu este ano, irá receber conforme a tabela que vai até 2022. Essa revisão é referente a um acordo feito que se deu a revisão de cálculos de 2002 à 2009.

Anúncio
INSS: Concessão da aposentadoria por tempo de contribuição, saiba como funciona

O que é essa revisão?

Esse benefício atrasado é decorrente de um acordo feito entre o INSS, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical. Pelo acordo formado, foram revistos cálculos nos benefícios concedidos entre 2002 e 2009.

Na época, esses benefícios teriam sido calculados com 100% dos salários da contribuição dos segurados, com o recálculo, a média passou a incluir somente as 80% melhores contribuições. Desse acordo que foi celebrado, estima-se que tais benefícios revisados, gerando assim as diferenças que vão ser pagas até o ano de 2022.

Revisão Automática

De acordo com o INSS, essa revisão será feita automaticamente, sem necessidade de fazer requerimento, ou seja, o segurado não vai precisar fazer nada, caso ele tenha direito a revisão, o dinheiro será liberado automaticamente em um dos lotes, porém outros segurados que não estejam na lista e que preencherem os requisitos também vão poder fazer o requerimento para receber o dinheiro.

Publicidade

Quem tem direito?

Todas as revisões vão ser considerados a partir dos erros que ocorram no mês de abril de 2002 até o mês de agosto de 2009.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO – 9º LOTE – 2021

Benefícios com finais 1 e 6 – Pagamento previsto para o dia 3 de maio de 2021

Anúncio

Benefícios com finais 2 e 7 – Pagamento previsto para o dia 4 de maio de 2021

Benefícios com finais 3 e 8 – Pagamento previsto para o dia 5 de maio de 2021

Publicidade

Benefícios com finais 4 e 9 – Pagamento previsto para o dia 6 de maio de 2021

Benefícios com finais 5 e 0 – Pagamento previsto para o dia 7 de maio de 2021

Anúncio

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO – 10º LOTE – 2022

Benefícios com finais 1 e 6 – Pagamento previsto para o dia 2 de maio de 2022

Benefícios com finais 2 e 7 – Pagamento previsto para o dia 3 de maio de 2022

Anúncio

Benefícios com finais 3 e 8 – Pagamento previsto para o dia 4 de maio de 2022

Benefícios com finais 4 e 9 – Pagamento previsto para o dia 5 de maio de 2022

Benefícios com finais 5 e 0 – Pagamento previsto para o dia 6 de maio de 2022

Como saber se tem direito?

Os dados deverão sempre estarem atualizados junto ao INSS, incluindo o endereço atual, pois será enviado ao segurado uma carta por correio informando, sobre esse benefício, caso o endereço estiver desatualizado o segurado corre o risco de não ficar sabendo desses valores. A atualização de dados poderá ser feita pelo aplicativo “Meu INSS”, não há necessidade de sair de casa, pelo aplicativo o segurado poderá ser atualizado de tudo, inclusive solicitar a reemissão da carta que o INSS enviou pelos correios.

Como saber se já recebeu?

De acordo com as informações do INSS, quem quiser verificar se o pagamento extra já caiu, basta que o aplicativo “Meu INSS” que está disponível através do site inss.gov.br ou até ligar pelo telefone 135, que funciona de segunda sábado das 7h às 22h

Sair da versão mobile