INSS atenderá, presencialmente, somente quem fizer agendamento prévio

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomará o atendimento em agências,a partir de 24 de agosto, mas apenas para quem fizer agendamento prévio. A regra estabelecida pelo órgão, objetiva evitar aglomerações, pois o Instituto possui mais de 800 mil pedidos pendentes.

O agendamento para atendimento presencial pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo para celular Meu INSS. De acordo com o presidente do órgão, Leandro Rolim, pessoas com pendências são contactadas pelo call center do INSS, mas nem todos conseguem ser encontrados.

Grupo de Risco

Aproximadamente 70% do público que é atendido pelo INSS faz parte do grupo de risco para o coronavírus; ou seja, possuem mais de 60 anos ou comorbidades, por isso a importância da medida.

Anúncio

Serviços de forma remota

O órgão presta serviços de forma remota, mas há procedimentos, porém, em que o atendimento físico é necessário, como a perícia médica.

Outros pedidos também são indeferidos, por causa de cadastros desatualizados, e há pessoas, que nem sempre conseguem enviar documentos, de forma eletrônica.

Publicidade

BPC sem aprovação

Aproximadamente 300 mil pessoas que solicitaram o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não conseguiram ter o pedido aprovado.

Anúncio

O benefício é disponibilizado para pessoas com deficiência e que possuem renda familiar de um quarto do salário mínimo per capita. O órgão espera atender todos os 800 mil pedidos pendentes em até três meses.

Regras para retorno do atendimento presencial no INSS

O atendimento remoto foi adotado pelo INSS para proteger a coletividade durante o período de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus. Mas mesmo com o retorno do atendimento presencial, os serviços remotos continuarão sendo realizados.

Funcionamento das Agências do INSS

Inicialmente, as agências funcionarão em horário parcial, por seis horas contínuas, mediante agendamento. Serão retomados os serviços, que não podem ser realizados, por meio dos canais de atendimento remoto.

Publicidade
Sair da versão mobile