INEP publicou o Edital do Enem 2023, veja como se inscrever

Enem 2023 (Imagem: Divulgação)

O INEP publicou o Edital do Enem 2023 e, por meio dele, o candidato pode conferir todas as datas, informações, orientações e regras do maior exame educacional brasileiro.

Inscrição Enem 2023

O período para inscrição do Enem 2023 será de 6 a 16 de junho, por meio da Página do Participante do Enem. A taxa custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 21 de junho em bancos, lotéricas e via Pix.

Anúncio

Antes de fazer a inscrição no Enem, os estudantes devem realizar seu cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Em seguida, precisam acessar a Página do Participante do Enem.

No momento do cadastro, os participantes devem informar dados como nome completo, número do CPF, data de nascimento, escolaridade, dados dos pais e formas de contato.

Ao longo das inscrições, as solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2023 serão aceitas. O resultado desses pedidos será liberado no dia 26 de junho.

Publicidade

Poderão pedir atendimento especializado no Enem estudantes que se encaixam nas seguintes situações: gestantes e lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar. Também poderão fazer essa solicitação pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras.

Isenção de taxa

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem já foram recebidos de estudantes da rede pública e bolsistas da privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio e de inscritos no CadÚnico.

Anúncio

A lista de candidatos beneficiados com a isenção de taxa foi liberada ontem, ou de maio.

Provas do Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, em várias cidades do Brasil.

Publicidade

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado no mês de outubro.

Confira abaixo a distribuição das provas:

Conforme o edital do Exame, a redação do Enem 2023 deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo. Os estudantes recebem um tema, que geralmente é uma questão social. Em seguida, devem elaborar uma proposta de intervenção, que é uma solução viável para a questão-problema.

Anúncio

Para que servem as notas do Enem 2023?

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) Financiamento Estudantil (Fies). Elas são aceitas ainda em diversas instituições de educação superior portuguesas.

Sair da versão mobile