INEP divulga data e formato das provas do Revalida 2020

Revalida

Revalida (foto www.inep.gov.br)

O INEP divulgou a data e formato das provas do Revalida 2020, que serão aplicadas no dia 11 de outubro de 2020 para a primeira fase.

O Revalida é obrigatório para médicos, que se formam fora do Brasil, sendo brasileiros ou estrangeiros, possam exercer a Medicina no país.

Anúncio

Edital Revalida 2020

De acordo com o Ministro o edital será lançado no mês de julho e a prova será aplicada, em primeira fase, no dia 11 outubro de 2020. A segunda fase será em dezembro.

Como será a prova do Revalida 2020?

As provas serão aplicadas, em dois turnos, com a composição de 100 questões objetivas e 5 discursivas.

O exame será em duas fases, sendo uma teórica e outra prática. Na última edição, na primeira etapa os participantes responderam questões teóricas sobre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Medicina da Família e Comunitária/Saúde Pública. No entanto, com o novo edital é esperado que as provas tenham a inclusão da área de Saúde Mental; além de ser no formato digital.

Publicidade

Na segunda fase os candidatos aprovados na primeira farão prova em uma estação clínica; e deverão participar de 10 anamneses (entrevistas) para diagnóstico inicial da doença, em pacientes, que simulam diversos sintomas.

Em caso de reprovação na segunda fase, o participante ainda terá a chance de refazer a prova da etapa por mais duas vezes.

Anúncio

Nota de corte

De acordo com o INEP, a nota de corte do Revalida é calculada pelo método Angoff modificado. Uma comissão independente e formada por professores não responsáveis pela seleção dos itens analisará uma a uma as questões para estimar a chance de acerto dos participantes.

A média de acertos para cada item é computada e utilizada no cálculo de uma média geral de acertos, que se converte nos pontos de corte, que variam a cada edição; a depender do nível de dificuldade da prova.

Publicidade

Revalida

De acordo com o INEP, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi instituído por meio da Portaria Interministerial nº 278, de 17/03/2011, nos termos do art. 48, § 2º, da Lei nº 9394, de 1996.

O Exame é um rigoroso processo avaliativo, dividido em duas etapas eliminatórias -prova escrita e avaliação de habilidades clínicas; fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da Medicina.

Anúncio

Objetivo do Revalida

O objetivo do programa é verificar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o exercício profissional adequado; aos princípios e necessidades do Sistema de Saúde do Brasil (SUS); em nível equivalente ao exigido dos médicos formados no país.

Sair da versão mobile