Imposto de Renda 2023: como declarar o saque do FGTS

Ter recebido o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) no ano passado, por si só, não te obriga a declarar o Imposto de Renda 2023. No entanto, quem precisa fazer a declaração e fez o saque do dinheiro do fundo de garantia precisa informar o valor que foi sacado diretamente na ficha de rendimentos do IRPF.

Essa é uma exigência que é válida para quem fez o chamado saque aniversário, retirou recursos do FGTS para a compra de algum imóvel, fez o saque após uma demissão, ou por qualquer outro motivo que permita a retirada do dinheiro do fundo de garantia.

O FGTS é um fundo que foi criado com o principal objetivo de oferecer uma espécie de proteção para o trabalhador que foi demitido sem justa causa. De acordo com a lei, os valores do FGTS devem ser depositados todo mês, sem falta, pelo empregador em uma conta que é aberta em nome do trabalhador.

Anúncio

Nesse sentido, o banco público que tem a responsabilidade de administrar esses recebimentos e pagamentos é a Caixa Econômica Federal (CEF).

Publicidade

Imposto de Renda 2023

Como declarar o saque do FGTS no IRPF

Os valores sacados de FGTS são isentos da cobrança do imposto. Porém, mesmo assim, apesar disso, esses valores do fundo de garantia devem ser informados na ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Anúncio

O passo a passo de como fazer isso está apresentado nos tópicos logo a seguir.

Sair da versão mobile