Imposto de Renda 2022: Veja como obter a restituição da Receita Federal

Imposto de Renda

Imposto de Renda

Começou ontem (07), o prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2022 (ano base) 2021 à Receita Federal, cujo prazo final será 29 de abril.

Em 2022, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de documentos. O cidadão que enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Anúncio

Veja como obter a restituição?

De acordo com RF, se, ao preencher a sua declaração do imposto de renda, o resultado for de imposto a restituir, o valor excedente de imposto pago ao longo do ano (ano-calendário) será devolvido na conta bancária indicada na sua declaração.

De acordo com as regras, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em for recebida a restituição.

Como receber a restituição pelo celular?

O cidadão pode receber aviso do pagamento da restituição por meio do seu celular. Instale o App Pessoa Física e marque a declaração desejada clicando sobre a estrela. Quando a restituição for enviada para a conta informada na declaração, o seu dispositivo receberá o alerta: “Restituição enviada para o banco”.

Publicidade

Cronograma de restituição do Imposto de Renda

O dinheiro relativo à restituição do Imposto de Renda será liberado aos contribuintes entre os meses de maio e setembro, confira:

Restituição via Pix

Conforme informação da Receita Federal, a adoção do Pix, visa facilitar o pagamento das restituições aos contribuintes, tendo em vista que simplifica também a alteração de contas para o crédito dos valores.

Anúncio

Por meio do sistema instantâneo de pagamentos, o Fisco objetiva reduzir a necessidade para o reagendamento dos créditos devido a contas inválidas ou ainda com números incorretos.

A utilização do Pix para a restituição do Imposto de Renda é bem simples, pois basta ter uma chave Pix cadastrada com o seu CPF, as outras possibilidades de chaves como e-mail, telefone ou número aleatório não serão permitidos.

Publicidade
Sair da versão mobile